Socialite.activate (elemento, 'Widget');

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Túnel para água do São Francisco está quase pronto

O Ministério da Integração Nacional realizou, na semana passada, a última detonação dentro da passagem subterrânea do chamado Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco. Com 94,4% executado, o túnel Cuncas 1 tem 15 quilômetros de extensão, com 9 metros de altura por 9 de largura.

Um outro túnel, o Cuncas 2, tem 4 quilômetros de extensão e interliga as águas do São Francisco entre São José de Piranhas e Cajazeiras, ambos municípios da Paraíba.

Ao todo, o Projeto de Integração do Rio São Francisco possui quatro túneis, sendo três no Eixo Norte (Cuncas 1, Cuncas 2 e Milagres) e um no Eixo Leste (Engenheiro Giancarlo de Lins Cavalcanti). O túnel Milagres, com quase 1 quilômetro, está localizado em Penaforte (CE), e o túnel Engenheiro Giancarlo de Lins Cavalcanti (antigo túnel Monteiro) liga Sertânia (PE) a Monteiro (PB) e possui 3 quilômetros de extensão.

Atualmente, cerca de 300 profissionais trabalham na estrutura, mas, ao todo, mais de 1,6 mil profissionais contribuíram na construção do Cuncas 1. O consórcio responsável pelas obras adotou um sistema de perfuração com fogo controlado, conhecido como novo método de tunelamento austríaco (NATM, sigla em inglês).

Durante os trabalhos, a obra contou com uma moderna máquina importada da Finlândia para as escavações – a perfuratriz hidráulica chamada “Jumbo”. Cada ciclo de detonações ao longo da construção levou entre 12 e 15 horas de trabalho. Foram empregados cerca de 700 quilos de explosivos em cada etapa. O avanço médio de cada ciclo foi de 4,5 metros de túnel escavado.

Projeto São Francisco – O empreendimento total é formado por 477 quilômetros de extensão, 14 aquedutos, nove estações de bombeamento, 27 reservatórios e quatro túneis. A obra, que vai beneficiar 12 milhões de pessoas nos Estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte, está com 66,1% da execução física concluída.

Cerca de 11,4 mil pessoas estão empregadas na maior obra de infraestrutura hídrica do País. Com previsão de conclusão em 2015, o Projeto de Integração do São Francisco faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal. O empreendimento vai garantir a segurança hídrica de mais de 390 municípios.

Blog: O Povo com a Notícia