Socialite.activate (elemento, 'Widget');

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

O município de Floresta vivencia o Dia da Consciência Negra: É uma data para comemorar ou para reivindicar?

Por remeter ao ícone do movimento negro, Zumbi, vale a comemoração. Porém, é uma data para reivindicar, protestar e fazer reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. Porém, ainda há uma grande discriminação em relação a este segmento na nossa sociedade, ilusão de que existe uma democracia racial no Brasil, enquanto vários casos recentes mostram o contrário. Por isso, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho, reafirmando sua parceria com o Instituto Cultural Raízes, nesta quinta-feira (20/11/14), Dia Nacional da Consciência Negra, promoveram um grandioso evento com uma programação que resgata elementos da cultura negra, trazendo a Coroação do Rei e Rainha do Congo,com Quilombolas de Floresta, cortejo de Maracatus, Maracatu Afro Batuque do Instituto Cultural Raízes da cidade de Floresta, Nação do Maracatu Porto Rico da cidade do Recife, Grupo de Capoeira da Escola do Bairro do DNER e Projeto Mais Cultura da Escola de Referência Emília Cantarelli da cidade de Belém de São Francisco.
O cortejo percorreu várias ruas da cidade e terminou no patamar da histórica Igreja da Virgem do Rosário, com cantigas em sua homenagem, pois, foi aí onde tudo teve início, com a Confraria do Rosário, que representa uma irmandade religiosa criada por escravos africanos, considerado ao longo dos tempos como uma organização focada na resistência negra contra os maus-tratos e injustiças sofridas pelos mesmos. Como os negros da região só tinham um dia de descanso no ano (31 de dezembro), estes coroavam na ocasião um rei e uma rainha para mostrar aos brancos que também possuíam sangue nobre. Em seguida, o grupo partia para a missa na Igreja de Nossa Senhora do Rosário e voltavam para a casa da irmandade onde era servido almoço para todos os presentes. A tradição é preservada até hoje pelos membros da Irmandade, todos os anos, no dia 31 de dezembro.
O evento também simbolizou a abertura da IV JORNADA ESTADUAL DE DIREITOS HUMANOS: “PERNAMBUCO DE TODOS/AS”, em nosso município, com uma vasta programação, que acontecerá até 10 de dezembro - Dia Internacional dos Direitos Humanos, onde serão culminadas as atividades.
Blog: O Povo com a Notícia