Socialite.activate (elemento, 'Widget');

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Pela primeira vez, Pacto pela Vida deve fechar o ano com resultado negativo

Considerando os números de 2014, o Pacto pela Vida, deverá ter resultados negativos pela primeira vez desde que foi lançado. Embora não tenha atingido a meta de diminuir o número de homicídios em 12% no ano passado, registrando queda de 7,6%, o programa agora deverá ter o primeiro aumento anual no índice de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs).

Um levantamento feito pelo repórter Jorge Cavalcanti, que assina a coluna JC nas Ruas, mostrou que, de janeiro a 27 de novembro deste ano, o número de vítimas era 3.075, segundo a Secretaria de Defesa Social (SDS).

Segundo a coluna, são apenas 26 a menos que o ano passado – quando foram registrados 3.101. “Sob a ótica da estatística, não há mais qualquer possibilidade de salvar o balanço do último ano do atual governo”, diz o texto.

O Pacto pela Vida foi implantado ainda no primeiro ano de gestão de Eduardo Campos (PSB), em 2007. Desde então, a meta só foi batida em 2009 e 2010, mas o número de vítimas sempre foi menor a cada ano. “A cada semestre de queda, o ‘número de vidas salvas’ pelo governo era exibido com destaque no projetor da sala de entrevistas da SDS. Neste ano, infelizmente, será diferente”, afirma a coluna.

O resultado, no entanto, já era antecipado pelos resultados mensais. Até agora, a SDS disponibilizou os relatórios até setembro, que apontavam crescimento no número de vítimas desde março. Veja no gráfico abaixo, elaborado pela própria Secretaria de Defesa Social:

Isso ficou claro nas contas trimestrais. Enquanto 764 pessoas foram mortas de forma violenta entre abril e maio de 2013, no mesmo período deste ano foram 925. Essa realidade contrasta com a comparação anterior, quando o número no segundo trimestre passou de 835 vítimas em 2012 para 164 em 2013. (Blog do Jamildo)

Blog: O Povo com a Notícia