Socialite.activate (elemento, 'Widget');

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Petrolina: 6% dos menores infratores são reincidentes

A Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), unidade Case/Petrolina, registra grande queda no número de jovens que voltam a cometer atos infracionais. Em 2014, o balanço estatístico da entidade aponta o índice de 6,25% de reincidência. No ano, dos 48 adolescentes que saíram da unidade, apenas 3 voltaram a ser internados. O índice está abaixo da média nacional, que registra 43% de reincidência de acordo com o Panorama Nacional, divulgado pelo CNJ em 2012. A média também é a menor da Funase que registrou uma queda em mais de 80% de jovens reincidentes na cidade comparado ao ano de 2013.

A Diretora da Funase/Case, Nídia Alencar, acredita que os resultados positivos são reflexos do sistema implantado em Petrolina. Ela revela que os cursos profissionalizantes e educacionais, bem como os programas assistenciais e religiosos são fundamentais na reinserção do jovem na sociedade. "A realidade da Funase é totalmente diferente dos presídios. São jovens que cometeram erros, mas aqui eles são preparados para voltarem à sociedade como cidadãos", explica Nídia. Hugo (nome fictício) ficou na unidade de internação por quase dois anos. Liberado há pouco mais de um mês, ele já se encontra inserido no mercado de trabalho com carteira assinada. "Se não fossem as oportunidades que encontrei no Case, não estaria trabalhando. O apoio da minha família foi fundamental para que eu tivesse uma nova chance", revela Hugo.

O Juiz da 18ª Vara Regional da Infância e Juventude, Marcos Bacelar, indica que estão sendo firmadas novas parcerias para oferecer outros cursos para os adolescentes, entre eles o de inglês básico. "A unidade é a melhor do estado de Pernambuco graças ao trabalho desenvolvido pela gestão em parceria com a Vara. São dadas oportunidades reais aos menores se recuperarem, fato comprovado por esse nível mínimo de reincidência", ressalta o juiz. A Funase/Case tem capacidade para recolher conta atualmente com 40 adolescentes, os quais receberam sentença de internação de juiz. A Vara da Infância e Juventude é a regional da 18ª Circunscrição de Pernambuco, por isso, também recebe internos das comarcas de:  Orocó, Cabrobó, Santa Maria da Boa vista, Lagoa Grande e Afrânio.

Blog: O Povo com a Notícia