Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Rio já tem candidatas a musa para concurso de topless

O concurso Nova Musa do Toplessaço está se aproximando da decisão. O evento que originou a competição foi marcado pelas redes sociais em dezembro de 2013, inspirado na Marcha das Vadias. Em nova edição, a eleita deve ser anunciada no dia 17, após a soma dos votos de jurados especializados e do júri popular por meio de uma rede social. As interessadas têm até o dia 15 para  mandar seus dados (e foto, claro) pelo site http://toplessinrio.com/.
De acordo com a organizadora Ana Paula Nogueira, cerca de 50 pessoas já se candidataram. A primeira delas foi Natache Iamayá, de 32 anos. Universitária e modelo, a futura advogada tem ataxia de Friedreich, uma doença neurodegenerativa que afeta os nervos e alguns órgãos e que a obrigou a usar cadeiras de rodas. Por causa das limitações de movimento, ela colocou na cabeça que queria ser porta-voz na luta contra os dois preconceitos — o da nudez e o da deficiência.
"É uma forma de mostrar que o deficiente pode ir, sim, para praia, que é um lugar tão democrático e, ao mesmo tempo, excludente para o deficiente", disse ela ao G1. "Em geral, todo mundo vai à praia. Mas para os cadeirantes não é possível chegar à areia, pois a cadeira atola. A gente também precisa de ajuda para entrar no mar. No Praia para Todos, que é o projeto que eu frequento, eu aprendi que posso voltar a frequentar este espaço que eu amo”, afirmou Natache.
A candidata começou a apresentar os sintomas da ataxia com 14 anos. "Depois de uma temporada de tratamentos e exames, só fui saber o que eu tinha com 19 anos. É uma doença muito rara.”

Como funciona o concurso: As candidatas serão submetidas a um júri formado por artistas como o cantor Otto, o fotógrafo Marcelo Faustini e o dono da agência 40 graus, Sérgio Mattos. Além da foto, elas precisam enviar um texto que explique por que representam a cidade.
"A gente não vai avaliar só foto, a candidata vai ter que mandar alguma coisa sobre atitude. Vai ter que ter uma personalidade, não é só um corpo que represente o Rio. Não precisa necessariamente ser magra ou ter silicone", salienta a organizadora Ana Paula.
Toplessaço de 2013: A primeira edição do Toplessaço murchou. O mau tempo e a superexposição deixaram muitas mulheres envergonhadas. Das 5 mil pessoas confirmadas em uma rede social, não apareceram mais de 20.
"Aquele mixou e ficou uma vergonha. É no segundo que a gente vai mostrar quem é a nova musa, em carne e osso. Será a primeira vez que ela será apresentada ao vivo", explica a organizadora do concurso, que não estava à frente do projeto na primeira edição. Simpática ao toplessaço, porém, ela compareceu e foi uma das poucas que, de fato, deixou os seios descobertos.
Inspirado na Marcha das Vadias, o evento tinha como finalidade confrontar o machismo e pedir a liberação do topless nas praias cariocas. (G1)

Blog: O Povo com a Notícia