Socialite.activate (elemento, 'Widget');

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Virada do Forró marcou os 102 anos de Luiz Gonzaga em Salgueiro

 A Casa do Sanfoneiro deu um show, abrindo seu palco para o Rei do Baião ser homenageado pelos seus 102 anos. Aproveitando a data, a comunidade respirou cultura durante 24 horas com a realização da Virada do Forró, promovida pela Prefeitura através da Secretaria de Cultura em parceria com a Associação dos Sanfoneiros de Salgueiro e escolas municipais e estaduais.

A ordem foi arrastar o pé e festejar a data com uma programação que teve início às 8h neste último sábado, 13, com um ciclo de apresentações culturais das escolas Progressiva, Cleuzemir Pereira, Valdemar Menezes, Maurina, Antônio Vieira, Conviver da Cohab, Conviver  Nossa Senhora Perpétuo Socorro e Centro da Juventude.
As unidades de ensino abrilhantaram as homenagens, levando ao palco da Casa do Sanfoneiro as atividades desenvolvidas com os alunos durante o ano comemorativo. Após as apresentações houve a missa em homenagem a Luiz Gonzaga e uma roda de sanfona.

“É uma comemoração intensa e festiva para homenagear a obra além da vida do mestre da música e da cultura popular que andou por todo o País cantando as dores e alegrias do Nordeste. Gonzaga sintetiza na música a alma nordestina”, disse o Prefeito Marcones Sá.

De Salgueiro a Bodocó, Januário é o maior”. Todo mundo já ouviu esse trecho da música ‘Respeita Januário”, que  Luiz Gonzaga dedicou a seu pai há mais de quarenta anos. Tal canção até hoje é regravada por novas gerações da MPB. Mas o que tem a ver Salgueiro com essa história? Na verdade a cidade sertaneja do Sertão Central sempre abriu seus palcos pro Rei do Baião que ganha diversas homenagens.

Um dos maiores ensinamentos que Luiz Gonzaga deixou foi o respeito pela cultura popular e nordestina. Ele se foi fisicamente, mas sua alma permanece no artista que cultua seu trabalho. A obra do Rei do Baião é grandiosa, mas simples, daquelas que tocam o coração das pessoas”, avalia o sanfoneiro Herinho Monteiro.

Estiveram presentes no evento, pessoas das cidades de Serrita, Crato, Amapá, Cedro, Salgueiro, dentre outras, e os seguintes sanfoneiros: Zeca do Acordeon, Chico Simião, Pedro Mano, Toniel, Dé, Duda do Acordeon, Chamequinho, Francisco José, Felipe Augusto, Irmãos do Acordeon, Salgueirenses do Forró, Chico Sanfoneiro e Herinho.

A Casa do Sanfoneiro, inspirada nas salas de reboco da zona rural, é um local de encontro para dançar forró e a festa é para todos. “Estou pela primeira prestigiando esse evento, e estou encantada com a cultura de vocês, povo acolhedor e cheios de valores culturais que vou levar comigo”, disse Alessandra Guimarães.

Blog: O Povo com a Notícia