Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Supremo determina ‘imediato retorno’ de Genoíno à prisão


O ex-presidente do PT, José Genoíno, vai voltar à prisão. O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e relator do processo do mensalão, ministro Joaquim Barbosa, determinou nesta quarta-feira (30) o "imediato retorno" do ex-deputado. O petista estava em prisão domiciliar provisória desde novembro de 2013, por conta de problemas de saúde.

Genoíno terá 24 horas a contar da intimação para se apresentar ao Centro de Internamento e Reeducação (CIR) do presídio da Papuda, em Brasília. Lá também cumpre pena o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu. Caso não se apresente, será expedido um mandado de prisão.

Barbosa tomou como base o laudo médico de assinado por cardiologistas da Universidade de Brasília, nesta terça-feira (29). No laudo assinado pelos médicos Luiz Fernando Junqueira Jr., Alexandre Visconti Brick, Fernando Antibas Antik e Cantídio Lima Vieira, os profissionais destacam que não viam motivos para que o petista ficasse em casa e o quadro clínico do petista está “plenamente estabilizado” e já recuperado da cirurgia cardíaca.

Blog: O Povo com a Notícia

" O mago": Sarney diz que Eduardo Campos vai perder eleição e aderir a Dilma, afirma colunista


Para o senador José Sarney (PMDB-AP), o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB) vai perder a eleição para Presidência da República e, além disso, vai aderir ao segundo mandato da presidente Dilma Rousseff (PT). As informações são da colunista Cristiana Lôbo, em sua conta no Twitter.

As declarações são uma resposta ao socialista que, em passagem pelo Maranhão, terra natal do senador, declarou que Sarney iria para a oposição ao governo federal caso fosse eleito presidente.

“Sarney diz ter duas certezas: 1ª. Que não estará na oposição pq Eduardo Campos não vai ganhar; 2ª. Que Eduardo vai aderir ao governo Dilma”, escreve Cristiana. A jornalista também diz que o peemedebista ficou muito incomodado com a declaração do pernambucano.

Blog: O Povo com a Notícia

Fernando Bezerra Coelho defende nova partilha nas despesas do SUS

fbc_1O pré-candidato ao Senado pela Frente Popular, Fernando Bezerra Coelho, defende uma maior participação do Governo Federal nas despesas do SUS. Ele lembrou que estados e municípios investem 12% e 15%, respectivamente, de suas receitas no Sistema. Já a união deixa apenas 4,5%, mesmo concentrando dois terços de todos os recursos.
“Quando o SUS foi criado, no final dos anos 80, ficou definido que o investimento do Governo Federal deveria ser de 10% das suas receitas. Na prática, a participação da União foi diminuindo, enquanto as despesas aumentaram. O resultado é o estrangulamento de estados e municípios”, disse Fernando Bezerra em entrevista a rádios do interior do Estado.
O pré-candidato antecipou que pretende debater o assunto com especialistas no setor, médicos e gestores públicos. “Este é um ponto importante na construção do novo pacto federativo, as contribuições para a saúde pública precisam ser mais equilibradas no Brasil. Caso contrário, as deficiências do sistema serão ainda mais agravadas”, afirmou. 
Blog: O Povo com a Notícia

Floresta pode ter agência da CELPE e carro de plantão para emergência


Blog: O Povo com a Notícia

TCE-PE autua prefeitos de Inajá e Itaíba e gestores de fundos municipais de Inajá, Itaíba, Brejinho e Manari


O TCE-PE, por meio da Inspetoria Regional de Arcoverde, autuou sete gestores municipais por não apresentarem, no prazo, informações orçamentário-financeiras. São eles, os prefeitos dos municípios de Inajá e Itaíba e os gestores do Fundo Municipal de Previdência de Inajá, do Fundo Municipal de Assistência Social de Itaíba, do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Manari e do Fundo Municipal de Saúde de Brejinho e de Itaíba. 

O envio desses dados segue uma determinação do TCE e está em conformidade com as resoluções que dispõem sobre o SAGRES e prazos de remessa de dados a este Sistema. Os gerenciadores das prefeituras e órgãos do sistema Sagres também foram responsabilizados. 

O SAGRES – Sistema de Acompanhamento da Gestão dos Recursos da Sociedade - é um aplicativo de apoio ao exercício do Controle Externo exercido pelo TCE que tem por finalidade a coleta, o registro e a disponibilização para a sociedade de dados informatizados sobre a execução orçamentário-financeira, registro contábil, licitações e contratos administrativos e sobre pessoal de todas as unidades gestoras sob a jurisdição do Tribunal de Contas.

Deputado Rodrigo Novaes solicita instalação de agência de trabalho para Petrolândia


O deputado Rodrigo Novaes (PSD) solicitou, através da Indicação nº 7933/2014, a instalação de uma agência do trabalho em Petrolândia.

Essas agências são unidades técnicas da Secretaria do Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo do Estado em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego. Elas tem o objetivo de coordenar ações para as intermediações de mão de obra.

"As agências do trabalho oferecem serviços que proporcionam o ingresso de quem procura emprego no mercado de trabalho, que vão desde a emissão de documentos até a oferta de vagas e orientação profissional adequada", afirmou Novaes.
A demanda surgiu a partir de requerimento do grupo de vereadores de Petrolândia formado por Fabiano Marques (PROS), Rogerinho (PSL), Carlinhos (PPS), Noca (PPS) e  Pezão (PSC).

Blog: O Povo com a Notícia

BUSCAS CONTINUAM EM SENTO SÉ


As equipes de resgate formadas por pescadores, populares, proprietárias de lanchas, embarcações e agora com apoio e orientação da Marinha do Brasil continuam no local e proximidades da Ilha de Andorinhas em busca das cinco pessoas que continuam desaparecidas na tragédia registrada ontem (29) na travessia entre Sento-Sé/Remando. São elas: O garoto Carlos André, de 11 anos de idade, a senhora de pré-nome Antônia e o seu esposo conhecido por Gilo residente no Povoado de Fartura; Josimar do povoado de Riacho dos Paes; e a senhora Eliene do Mimoso.

Até agora foi registrada oficialmente a morte do garotinho Anderson de 3 anos de idade. O seu corpo encontra-se no necrotério do Hospital Municipal aguardando a Policia Técnica. Ontem, vinte e oito pessoas deram entrada no setor de emergências do hospital municipal, todos atendidos e liberados pelo plantão médico. Apenas uma criança recém-nascida permaneceu hospitalizada e segundo informações, não corre o risco de morrer. (Santo-Sé Notícias)

Blog: O Povo com a Notícia

Prestação de contas - Deputado Rodrigo Novaes‏

No próximo dia 17 de maio, o PSD realizará evento para seu vice-presidente estadual e deputado sertanejo Rodrigo Novaes, com encontro em Floresta reunindo lideranças de seu grupo político de todo o Estado e também a imprensa. A oportunidade servirá para prestação de contas de seu mandato, onde será apresentado vídeo com sua atuação.
Além das conquistas e de relatório sobre alocação de recursos ao Orçamento do Estado, Novaes irá registrar suas bandeiras de luta, a causas que defende no parlamento representando o povo sertanejo.
Dentre outras conquistas, Rodrigo comemora o atendimento de sua iniciativa que garantiu IPVA gratuito para motos de agricultores rurais; sua lei de proteção da caatinga; atendimento a seu pedido na CPI da telefonia, que garantirá implantação de telefonia móvel e internet 3G nos distritos e povoados; lei que disciplina a circulação de animais na pista, dentre outras importantes.
Na oportunidade irá destacar seus pronunciamentos e o exercício de um mandato popular, próximo das pessoas, ouvindo, andando pela região, e procurando manter sintonia com as demandas da população, e demonstrará a ausência absoluta de um trabalho, uma emenda, um pronunciamento realizado pelos outros deputados que foram votados na eleição anterior, que sequer visitaram o município de Floresta nos últimos 3 anos e meio.
Dirá sobre a alocação de recursos para os municípios que representa, atendendo às necessidades para o desenvolvimento do sertão, como a destinação de valores para a construção de escolas, bibliotecas, quadras, calçamentos, praças, apoio a festividades culturais, construção e recuperação de barragens, perfuração de poços artesianos, compra de ambulância.
Fará destaque dos recursos que não puderam ser executados em razão da situação dos municípios, que vêm enfrentando grandes dificuldades financeiras e administrativas. Irá dizer do cumprimento de seu papel como parlamentar de destinar as emendas - o que foi feito e o que não pode ser feito por conta de burocracia e de exigências aos municípios que não atendiam aos requisitos para o recebimento dos recursos.
Esse ano, por exemplo, diante da longa seca por que passa o sertanejo, será demonstrada sua preocupação com a situação vivida pelo homem do campo, que enfrenta a maior estiagem dos últimos 50 anos. Em razão disso o deputado destinou 900 mil reais de suas emendas para o IPA –Instituto Agronômico de Pernambuco, para a construção de barragens e barreiros para a zona rural de toda a região, executando o maior conjunto de obras de infraestrutura hídrica da história de Floresta. Ao todos serão executadas mais de 6.000 (seis mil) horas máquinas, beneficiando centenas de produtores.
Nesse instante, inclusive, duas maquinas trabalham em Floresta realizando esse trabalho na região do Airi e Nazaré do Pico, beneficiando a população e levando alento a quem mais precisa para produzir e viver.
No balanço, Novaes irá registrar o que conseguiu em Brasilia, em articulação com o deputado federal Jorge Corte Real. Dessa parceria foram conquistados recursos para a construção do Parque das Caraibeiras, construção de escolas, calçamento de ruas, além da biblioteca do SESI, no município de Floresta.
Apresentará como se deu a conquista de ações importantes do governo do Estado na saúde, na educação, em infraestrutura, como o asfalto da cidade, em articulação junto com a prefeita Rorró, e a reconstrução das estradas que ligam Floresta a Ibimirim, e Floresta a Serra Talhada, fruto de sua dedicação e esforço, com gastos superiores a 60 milhões de reais.
Ainda fará explanação para que a população distinga a função do poder executivo e do legislativo, já que o legislador não executa obras, não tem orçamento para fazê-lo. E, nos recursos que se consegue destinar, esbarra muitas vezes na burocracia para o pouco que é destinado. Na oportunidade fará defesa para que as pessoas meçam a atuação de parlamentar por meio da destinação de suas emendas, mas também pelo seu dia a dia, para saber de seus pronunciamentos, seus projetos de lei, requerimentos, indicações, sua presença às sessões, suas visitas às comunidades que representa durante os 4 anos do mandato.
Será um evento partidário, mas um pontapé inicial para a campanha da reeleição do deputado.

Blog: O Povo com a Notícia

Prefeito de Ingazeira diz que Dnocs prometeu agilidade nas indenizações

barragem-ingazeira-5-600x371
O Prefeito da Ingazeira Luciano Torres, disse à Rádio Pajeú que voltou esta manhã para a área atingida pela Barragem da Ingazeira.
“Constatamos essas dificuldades que a população vem passando. Desde ontem buscava conversar com Rosana do Dnocs. Ela estava aguardando técnicos para fechar e agilizar essas liberações. “Questionei porque não paga de imediato. Não justifica esse atraso. Ainda hoje ela prometeu retorno”.
Quanto ao problema da dificuldade de acesso da comunidade de Santana à sede, o prefeito disse estar discutindo uma solução com técnicos do Dnocs. “Temos duas opções, um desvio para sair na pedreira e uma rota definitiva. Coloquei as máquinas da Prefeitura  disposição para resolver a questão”, disse. (Blog do Nill Júnior)
Blog: O Povo com a Notícia

Justiça Federal condena Isabel Cristina por improbidade administrativa

isabel cristina_500x333/Blog Carlos BrittoA 20ª Vara da Justiça Federal, em Salgueiro (PE), condenou a ex-deputada e ex-superintendente da Codevasf, Isabel Cristina (PT), por improbidade administrativa sobre atos praticados durante sua gestão à frente da 3ª Superintendência Regional do órgão federal.
Com a sentença, Cristina teve decretada a suspensão dos seus direitos políticos por cinco anos, ficando assim inelegível para concorrer nas próximas eleições, além de condenada a pagar multa equivalente a dez vezes o valor de sua última remuneração na Codevasf. Ela ficará ainda impedida de contratar com o poder público pelo prazo de 3 anos. Desta sentença cabe recurso para o Tribunal Regional Federal (TRF).
Na mesma sentença foram condenados o irmão de Isabel Cristina, José Carlos de Oliveira (Cacau) e o ex-prefeito de Cabrobó, José Dílson de Menezes.
Apesar da imprensa só ter tomado conhecimento agora, a sentença foi publicada no Diário Oficial Eletrônico da Justiça Federal no dia 24 de março.
Para consulta do processo, acesse o site da Justiça Federal de Pernambuco digitando os seguintes números na busca: 0000019-95.2010.4.05.8304. O Blog reserva espaço para os esclarecimentos de Isabel Cristina e aos demais citados. (Blog do Carlos Britto)
Blog: O Povo com a Notícia

Polícia desbarata quadrilha acusada de roubo de animais em Delmiro Gouveia

Uma operação desencadeada na manhã desta quarta-feira (30), pelas polícias Civil e Militar, resultou no desbaratamento de uma quadrilha acusada de roubo de animais, no povoado Sinimbu e no Distrito Barragem Leste, zona rural de Delmiro Gouveia. Três pessoas foram presas e duas conseguiram fugir.
A ação policial começou no povoado Sinimbu, onde foi preso Gildo de França Belém, conhecido como “Gildão”, 37, que teve uma espingarda calibre 36, encontrada dentro de sua residência. No Distrito Barragem Leste, foram presos Antônio Cleberson de Araújo, “Clebinho”, 34, e Rafael Honório da Silva Santos, 18, este último estava com uma motocicleta com queixa de roubo.
Depois das prisões, os policiais tomaram conhecimento de que um homem identificado apenas como “Zé Cicero”, morador de Jatobá – PE, seria o líder da quadrilha responsável pelo roubo de bovinos e caprinos na região. As guarnições foram até aquela cidade pernambucana, onde a esposa do suspeito informou que o mesmo estava no povoado Tigre, em Paulo Afonso – BA, localidade onde “Zé Cícero” outra não foi encontrado.
Segundo o coordenador da operação, delegado regional Rodrigo Rocha Cavalcanti, “Zé Cicero” é considerado foragido da Justiça e vai continuar sendo procurado pela polícia. Já os três presos foram levados para a Delegacia Regional de Polícia (1ª-DRP), onde estão sendo ouvidos.
A mobilização policial contou com cerca de 20 policiais entre civis e militares. A ação teve apoio da delegada Ana Luiza Nogueira (Departamento de Polícia Judiciária da Área 1), tenente-coronel Joás Fontes e tenente Tomé (9º Batalhão de Polícia Militar). (Site Minuto Sertão)
Blog: O Povo com a Notícia

Membros de quadrilha de assaltos a bancos em Alagoas foram presos em Paulo Afonso

O Grupo de Combate às Organizações Criminosas (Gecoc), realiza em conjunto com a Divisão Especial de Investigações e Capturas da Polícia Civil uma operação que busca acusados de roubos a bancos no Sertão de Alagoas. A operação que já dura mais de 24 horas acontece em parceria com a Polícia Civil de Sergipe. Até o momento foram divulgadas as prisões de seis pessoas.
Segundo informações do Ministério Público Estadual, o grupo cumpre oito mandados de prisão e 10 mandados de busca e apreensão. Todos eles foram expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital. Os alvos moram na cidade baiana de Paulo Afonso e também são suspeitos de integrar um grupo ligado ao tráfico de drogas e de praticar homicídios.
Segundo o promotor do MP Luiz Tenório, o bando saía da Bahia para cometer os crimes em Alagoas. ” Conseguimos prender o líder da quadrilha e os trabalhos só serão finalizados quando localizarmos todos os suspeitos. Já existem seis detidos, faltam dois”, explicou o promotor.
O líder da quadrilha, identificado como Josélio Ramos Lúcio foi preso na residência dele, localizada na Rua do Sossego, bairro Centenário, em Paulo Afonso. Segundo o MP, ele reagiu e entrou em luta corporal com um policial civil. Ele também tentou fugir por uma janela da casa, mas foi detido. As outras cinco pessoas foram presas em imóveis diferentes e não reagiram a prisão. Ainda segundo a polícia, além do líder da quadrilha, um homem chamado José Carlos também foi preso. No momento da prisão, ele portava 120 coletes balísticos, munições e armas de uso restrito e cheques e dinheiro. Os outros nomes ainda não foram divulgados.
Segundo as investigações do Gecoc, Josélio é apontado como líder de uma organização criminosa especializada em assaltos a bancos. O bando que ele comandaria teria sido responsável por, pelo menos, quatro roubos contra instituições financeiras no Sertão de Alagoas, nas cidades de Piranhas, Mata Grande, Pariconha e Água Branca.

TRAFICANTES ARMADOS SÃO PRESOS COM DROGAS E CUMPRIMENTO DE MANDADO DE PRISÃO EM CURAÇÁ


Nesta terça-feira, dia 29, após levantamento do serviço de inteligencia da 45ª CIPM-Curaçá/BA, policiais militares abordaram numa estrada vicinal que dá acesso ao dsitrito de São Bento em Curaçá um veículo marca ford, modelo KA, placas NYN 4009, com 03 (três) ocupantes. Ao realizarem a busca no veículo foi localizado no seu interior um paconte envolto em fita adesiva contendo 800 gramas de maconha pronta para o consumo, uma garrafa pet com 600 gramas de semente de maconha e 01 revolver Taurus, calibre .38, numero JJ363175, municiado com 05 (cinco) cartuchos e mais 11 (onze) cartuchos acondicionados num porta cartuchos em couro. Os cocupantes do veículo foram identificados como sendo José Anilton Rodrigues Barbosa, Luiz Antonio Pereira Feitosa, Cícero Jaisson Pereira dos Santos e uma cirança de 04 (quatro) anos de idade de iniciais D. M. S. sobrinho de um dos acusados. Após a polícia consultar o sistema MOP foi verificado que havia um mandado de prisão em desfavor de Cícero Jaisson Pereira dos Santos oriundo de Juazeiro do Norte-CE. Todos os envolvidos foram apresentados juntamente com o material e o veículo na delegacia de polícia civil em Curaçá e o conselhor tutelar se fez presente para auxiliar a criança sendo o fato registrado sob ocorrencia nº 248/2014. (Blog do Geraldo José)

Blog: O Povo com a Notícia

Inocêncio se recusa a assinar manifesto do PR que pede volta de Lula

O presidente do Partido da República (PR) em Pernambuco, deputado federal Inocêncio Oliveira, se recusou a assinar o manifesto “Volta Lula” lançado pelo seu partido em Brasília.

O PR de Inocêncio foi talvez, o que teve maior desgaste público no início do governo Dilma (PT), quando entrou na chamada “faxina” da dona Dilma. A época os republicanos foram enxovalhados de denúncias de corrupção no Ministério dos Transportes, que sempre foi uma espécie de feudo dos republicanos.

Inocêncio por sua vez, jura de pés juntos, que tem autonomia partidária em seu terreiro (Pernambuco) para escolher quem quiser. Apesar das desconfianças, tem dito de forma enfática, que apóia Paulo Câmara para Governador e Eduardo Campos para presidente, ambos do PSB.

Blog: O Povo com a Notícia

Pesquisa que aponta nova queda de Dilma deixa a base do governo perplexa

dilma pt chorando
O clima de perplexidade e desorientação tomou conta na terça-feira do PT e dos partidos da base aliada com a divulgação da pesquisa CNT/MDA que confirmou a tendência acelerada de queda da aprovação e de intenções de voto da presidente Dilma Rousseff. Pela primeira vez, a pesquisa aponta para a possibilidade de realização de um segundo turno nas eleições de outubro.
Os analistas ressaltaram que a rejeição a Dilma chegou aos 43,1% e que ela foi afetada pelo escândalo da Petrobras. E o pior: para os articuladores petistas, não há uma saída à vista. Nada do que foi feito na área de comunicação e lançamento de programas estancou a queda. E até mesmo a substituição do nome de Dilma pelo do ex-presidente Lula poderia ser eleitoralmente desastrosa.
Dilma também perdeu popularidade, tanto na avaliação do seu governo como na de seu desempenho pessoal. Segundo a pesquisa CNT/MDA, Dilma ainda venceria os adversários Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB) num segundo turno, mas vem perdendo votos continuamente. E o auge da crise da Petrobras ainda está por vir, com a instalação da CPI que investigará a estatal e terá o governo como alvo. (Com informações do Jornal O Globo)
Blog: O Povo com a Notícia

Arcoverde: Caminhão carregado de gêneros alimentícios é tomado de assalto na BR 232


Um caminhoneiro e seu ajudante foram assaltados na madrugada de desta quarta-feira (30), às margens da BR 232, no município de em Arcoverde. Segundo informações da Polícia Militar, o caminhão que estava carregado de gêneros alimentícios, havia saído de Cabedelo na Paraíba com destino ao Sertão de Pernambuco.

As vítimas estacionaram às margens da rodovia para descansar, quando foram abordadas por dois elementos armados com uma pistola. Os bandidos trancaram as vítimas no baú e seguiram no veículo até a entrada da fazenda Redenção, próximo ao sítio malhada.

Foram furtados 11 pneus e as portas da cabine do caminhão. Após os elementos irem embora do local, as vítimas conseguiram sair do baú e chamaram a polícia. A carga não foi roubada. O caso está sendo investigado. Com informações de Fernando Silva/Rádio Itapuama FM)

Blog: O Povo com a Notícia

Na Barragem de Ingazeira a água assusta os moradores que ainda esperam pelas indenizações

É preocupante e ao mesmo tempo revoltante a situação dos moradores da área da Barragem de Ingazeira. Com as últimas chuvas que caíram na região, a água represou e invadiu várias propriedades e estradas.

O Sr. José Rafael de Oliveira, um dos prejudicados com a construção da barragem, disse que já está com um ano que prometeram as indenizações e que até agora o dinheiro não foi repassado para os proprietários. Ainda segundo José Rafael, as famílias estão vivendo esse drama e ainda convivem com o perigo devido às chuvas que estão caindo, pois se continuarem poderá acontecer uma tragédia, com as águas invadindo as casas. 

Ele também disse que antes do início das obras de construção da barragem, o prefeito Luciano Torres sempre estava na comunidade e agora não aparece mais para observar o drama que estão vivendo os agricultores que moram na localidade. O agricultor José Glaydson Araújo afirmou a reportagem do Blog Afogados online que a indenização oferecida de apenas R$ 24 mil (vinte e quatro mil reais) é somente pela casa, perdendo as terras que serão cobertas pelas águas. José Glaydson  mostrou a lavoura que foi destruída pelo represamento da água e não conteve as lágrimas. Já o Sr. José Justino da Silva, 90 anos, por ser deficiente precisa a todo o momento ser retirado de casa nos braços por conta dos “tiros” utilizados para destruir rochas. A água também invadiu uma das estradas que dá acesso ao município da Ingazeira, prejudicando vários moradores que ficam do outro lado, bem como alunos que há dois dias não assistem às aulas. (Rádio Pajeú AM/foto Nill Júnior)

Blog: O Povo com a Notícia

Pernambuco sai na frente e realiza Encontro Estadual rumo ao III ENA

pam
Cerca de 80 participantes, entre agricultores, agricultoras e assessoria técnica do Estado de Pernambuco participam hoje e amanhã (30) do Encontro Estadual da ASA Pernambuco. O objetivo do Encontro é discutir as experiências em agroecologia no Estado na perspectiva de preparar para o III Encontro Nacional de Agroecologia, que acontece entre os dias 16 e 19 de maio, na cidade de Juazeiro, na Bahia. Com o tema Cuidar da terra, alimentar a saúde, cultivar o futuro, o encontro está sendo sediado na sede do Serviço de Tecnologia Alternativa – SERTA, em Glória do Goitá.
Pernambuco foi o único Estado a realizar um Encontro Estadual preparatório para o III Encontro Nacional de Agroecologia. “Realizar uma atividade como é o Encontro Estadual no período da chegada das chuvas, é um desafio. Mas o objetivo é de estar discutindo nossas experiências no Estado, e olhar como nós estamos fazendo o debate da agroecologia à luz dos saberes dos agricultores e das agricultoras”, disse Neilda Pereira, Coordenadora Colegiada da ASA Pernambuco.

Floresta: Plano assistencial Milênio


Blog: O Povo com a Notícia

Salgueiro festeja hoje seus 150 anos de emancipação política

Festival da Sanfona é atração no aniversário de Salgueiro
Festival da Sanfona é atração no aniversário de Salgueiro
A comunidade de Salgueiro, no Sertão Central, feste hoje (30), a passagem de seus 150 anos de emancipação política que já  vem sendo comemorado desde o início do mês com uma eclética agenda de atividades que inclui campeonato de futsal, inauguração de obras, assinatura de ordem de serviços, celebração, shows de bandas alternativas, eventos sociais entre outros atrativos. Hoje (quarta-30) acontece a segunda eliminatória do Festival da Sanfona que até amanhã (1º de maio) reunirá 26 músicos de várias gerações, vindos de cidades do interior de Pernambuco e Ceará.
O festival vai distribuir entre os primeiros colocados prêmios em troféu e dinheiro no valor de até R$ 3 mil. No panorama esportivo, cerca de 30 equipes – masculina e feminina - se enfrentam a cada  domingo  numa competição que tem como objetivo estimular a prática do futebol amador através  do 3º Campeonato de Futebol Society. Os clubes foram formados por organizações de bairros e representações de equipes de Salgueiro, incluindo a área rural, além das cidades vizinhas de Mirandiba e Verdejante.

Acidente deixa 12 estudantes mortos e quatro feridos no interior do MA

Doze pessoas morreram e quatro ficaram feridas em um acidente acontecido no início da noite desta terça-feira (29), na MA-303, entre Bacuri e Apicum-Açu, cidades localizadas no litoral norte do Maranhão.
Segundo testemunhas, por volta das 18:30, um caminhão transportando pedras se chocou de frente com uma caminhonete que levava estudantes do município de Bacuripara o povoado Madragoa. A Polícia Militar confirmou ainda que, com o impacto, o veículo com os alunos caiu em uma ribanceira, o que dificultaria o resgate das vítimas.
De acordo com a prefeitura da cidade de Bacuri, cerca de 30 estudantes estavam no veículo. Alguns dos feridos foram levados para o hospital municipal daquela cidade. E outras vítimas foram transferidas para o hospital da cidade de Cururupu.
A Secretaria de Comunicação do Estado (Secom) confirmou ao G1 que equipes da Secretaria de Saúde (SES), do Samu, além de outras cidades próximas já estão em Bacuri para auxiliar no atendimento aos feridos.
Em nota de pesar, a governadora Roseana Sarney (PMDB) disse que está garantido apoio imediato e envio de equipes da SES e Secretaria de Educação (Seduc) para o local. “Ficamos todos muito tristes com essa tragédia, que abala não só as famílias de Bacuri, mas de todo o Maranhão”, afirmou.
Ainda segundo a nota, o governo determinou que fossem tomadas todas as providências, incluindo assistência social e psicológica às famílias das vítimas. (G1MA)

Blog: O Povo com a Notícia

Festival da Juventude de Serra Talhada começa hoje com grandes atrações

Começa nesta quarta-feira (30) um dos principais eventos do calendário cultural de Serra Talhada, o Festival da Juventude, que este ano contará mais uma vez com grandes atrações. O evento foi idealizado pelo deputado estadual Sebastião Oliveira, sendo realizado todos os anos. As apresentações acontecem em praça pública.
Este ano a programação terá como atrações banda Cheiro de Amor, Claudia Leite, Galã, nesta quarta-feira, além de Tuca Fernandes (ex-Asas de Águia), Vicente Nery e Cheiro de Menina, Gatinha Manhosa e Edgar Junior e Nação Forrozeira. O festival é realizado com apoio do Governo do Estado, através da Empetur e Secretaria de Turismo.
Blog: O Povo com a Notícia

Dirceu na cela em vídeo: 'Problema é o regime fechado'

Um vídeo publicado na noite desta terça-feira (29) no site da Folha mostra o ex-ministro José Dirceu, dentro do Complexo Penitenciário da Papuda, queixando-se, aos deputados da Comissão de Direitos Humanos que foram lhe visitar, sobre as condições da sua prisão. prisão. 

'Nós nunca questionamos o regime carcerário. O meu problema é o regime prisional, regime fechado', diz. 'A rigor, sábado e domingo, saio [para tomar sol] duas horas aqui. Durante a semana, eu saio sete horas. Na verdade, não é semi-aberto, eu não tenho a classificação para trabalhar', disse. Ele se queixou que em alguns casos ele só pode sair para o pátio às 17h, pouco antes de escurecer.

No vídeo, Dirceu usa o uniforme branco típico dos detentos da Papuda. Ele não aparenta estar mais magro ou mais gordo do que à época de sua prisão, e fala pausadamente, entrecortado por explicações de um funcionário da cadeia à comitiva. O grupo está em uma cela vazia, cujos detentos estão fora. Em um dado momento, Dirceu interrompe o funcionário e diz: 'Ó lá a goteira'.

Dirceu também relata ao grupo que está fazendo cursos de direito do consumidor, direito da família e direito constitucional, e que deverá fazer outros, como de direito penal e civil. Ao estudar na cadeia, são descontados dias de sua pena.


Blog: O Povo com a Notícia
Fonte: Portal BR247

Floresta: Posto Seis Irmãos Ipiranga


Blog: O Povo com a Notícia

Se eleito, Paulo Câmara promete levar Patrulha Rural para o interior

paulo camara 3
Relançada pelo ex-governador Eduardo Campos (PSB), em 2012, a Patrulha do Bairro deve ganhar nova versão caso o pré-candidato pela Frente Popular, Paulo Câmara (PSB), seja eleito. Uma das promessas do político é interiorizar as ações de segurança pública no Estado com a “Patrulha Rural”.

O programa, criado em 1980 pelo então governador Roberto Magalhães, se pauta em rondas ostensivas de repressão e preventivo, com equipes da Polícia Militar circulando  em 175 viaturas pelas comunidades do Grande Recife e nas principais cidades do interior.
A proposta antecipada por Câmara, durante a visita ao SJCC, nesta terça-feira (29), deve fazer parte do programa de governo, que está sendo elaborado pelo secretário de Desenvolvimento e Planejamento Urbano da Prefeitura do Recife, Antônio Alexandre.
Segundo o ex-secretária da Fazenda, o tema segurança pública vem sido citada durante as agendas pelo Estado. Na última visita à Mata Norte, no último fim de semana, a proposta veio à tona de forma mais consolidada, por causa dos elevados índices de homicídios no interior de Pernambuco, que algumas vezes ultrapassam os valores no Grande Recife.
Para Câmara, a proposta da Patrulha Rural é suprir a necessidade das cidades em que  “não se vê um policial”, explicou.  “Às vezes tem brigas e é importante a presença do Estado”, acrescentou o pré-candidato.(Blog do Jamildo)

Blog: O Povo com a Notícia

Naufrágio com uma barca entre Sento-Sé e Remanso


Uma embarcação naufragou na noite de ontem terça-feira (29) enquanto fazia a travessia entre  Remanso e Sento Sé, no norte da Bahia. Segundo as informações preliminares das polícias militar e civil da cidade, mais de 30 pessoas estavam a bordo no momento do acidente.
O número de vítimas e feridos ainda não foi divulgado. Ainda de acordo com a polícia, a dificuldade de comunicação com os agentes em campo dificulta a checagem das informações. Equipes da Marinha e dos Bombeiros de Juazeiro se preparam nesta noite para se deslocar ao local do acidente ainda durante a madrugada, informou o capitão Cláudio, da Marinha de Juazeiro.
Ainda segundo a Marinha, a embarcação "Travessia do Mar Vermelho" está regularizada para fazer a travessia de passageiros na região, com registro válido até 2018. Segundo o órgão, há informações de que o vento forte pode ter causado o acidente. No entanto, apenas a perícia, a ser realizada após o socorro das vítimas, poderá afirmar as causas do naufrágio.

Blog: O Povo com a Notícia
Fonte: Santo Sé Notícias

Serra Talhada: Vereadores fiscalizam obras e vão solicitar corpo de provas ao TCE


Nessa terça-feira (29) os vereadores Gilson Pereira (PSD), Cicão (PRP) e Márcio Oliveira (PTN) realizaram um vistoria nas obras de pavimentação do bairro Ipsep, em Serra Talhada, onde 29 ruas estão sendo asfaltadas com recursos na ordem de R$ 1,8 milhão oriundos do Governo do Estado.
A visita durou cerca de 2 horas e foi o momento em que os parlamentares colheram provas para provocar uma fiscalização por parte da equipe de engenharia do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Muitos moradores reclamam da qualidade do asfalto empregado na obra, mas o prefeito Luciano Duque (PT) assegura que não há distorções quanto ao material. Ainda durante a visita, os parlamentares registraram alguns flagrantes que serão enviados ao TCE, em Recife.
“Estivemos no bairro, fotografamos o trabalho e conversamos com algumas pessoas. Com este material iremos solicitar um corpo de provas ao Tribunal de Contas- presença de técnicos no local- para confrontar a qualidade do material aplicado com o projeto de execução da obra. Este é um resumo do que foi feito nessa terça-feira (28)”, disse o vereador Márcio Oliveira.
Mas antes da fiscalização o debate esquentou na Câmara de Vereadores. Durante sessão ordinária da última segunda-feira (27), o vereador Gilson Pereira criticou o comportamento do prefeito Duque com relação a obra. “Uma criança, um burro e um jumento vai fazer melhor do que está lá (no Ipsep)”, disparou o vereador.

terça-feira, 29 de abril de 2014

Decidido: CPI exclusiva da Petrobras será aberta na próxima terça-feira (06)

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), anunciou que a CPI exclusiva da Petrobras no Senado começará na próxima terça-feira 6. "Solicito às lideranças que façam imediatamente as indicações do membros da CPI a fim de iniciarmos o trabalho da comissão na próxima terça-feira", afirmou o presidente do Congresso em plenário no fim desta tarde.

A indicação dos membros é o primeiro passo para o início das atividades da CPI. Depois de instalada, a comissão marca sua primeira reunião, na qual será eleito o presidente, que indica o relator dos trabalhos - os dois cargos devem ser ocupados por parlamentares da base aliada do governo, que também fica com a maior parte das vagas do colegiado, por ter maioria na Casa.

Pressão 

Apertado, Wagner tenta deixar palanque, mas leva bronca de Dilma

O governador Jaques Wagner (PT) tentou deixar 'a la francesa'  o palanque para ir ao banheiro durante os discursos na cerimônia de assinaturas de ações de combate à seca, na manhã desta terça-feira (29), em Feira de Santana, à 100 km de Salvador. O problema é que, apertado, o líder baiano resolveu sair de 'fininho' no momento em que a presidente Dilma Rousseff (PT) discursava e falava justamente sobre a parceria entre o governo federal e estadual. 
Inicialmente, zangada com a quebra de protocolo do correligionário, Dilma não deixou passar em branco, como é conhecido seu estilo. "Na hora que estou falando dele (Jaques Wagner), ele sai?", questionou a petista. Ao perceber que o clima ficou meio pesado, a chefe do Executivo federal tratou de quebrar imediatamente, já que o momento era de comemorações. "Nós somos amigos e os amigos a gente perdoa quando levanta e sai por aí", brincou. 
Apesar de ter sido a atenção chamada, o governador voltou e sentou na cadeira, mas após Dilma iniciar os cumprimentos aos demais presentes, Wagner não pensou duas vezes, levantou-se novamente e seguiu o caminho que levava aos banheiros químicos instalados atrás do palanque. Desta vez, Dilma chegou a olhar, mas deve ter percebido a necessidade do companheiro e deixou seguir o seu caminho sem incomodá-lo. (Bocão News)

Blog: O Povo com a Notícia

Projeto São Francisco: atividades culturais em Custódia (PE) marcam o mês da Caatinga

Projeto São Francisco mais de 4 mil pessoas conheceram os Centros de Referência em 2013
Para comemorar o mês da caatinga, o Ministério da Integração Nacional tem realizado diversas atividades nas cidades em torno do Projeto de Integração do Rio São Francisco. O município de Custódia, localizado no sertão pernambucano, encerrou nesta terça-feira (29) as comemorações para celebrar a data. Uma peça teatral retratou aos moradores da região os dilemas da seca na Região Nordeste, com o tema ‘O drama nordestino’.
Durante o mês de abril, ocorreram outras ações para marcar a data no Centro de Comunicação Social de Custódia. Alunos da Escola Estadual General Joaquim Inácio participaram de palestra educativa sobre a importância da caatinga. Os estudantes aprenderam mais sobre as suas características, aspectos gerais e formas de conservação do bioma.
O estudante Hiago Martins fez parte das ações promovidas no município e já pensa em repassar as informações obtidas para outras pessoas. “Eu vi muitas coisas que eu não sabia, muitas imagens. O que eu vi, eu posso passar para o meu filho futuramente”, conta. “Vou plantar a muda que ganhei de Caatinga em um local bem plano, com muito carinho. Pode ter a seca, pode ter o que for, mas a Caatinga vai ser sempre da gente”, comenta orgulhoso.
Segundo a professora Rejane Farias do Nascimento, a ação proporcionou aos alunos um importante momento de conscientização tanto sobre a Caatinga quanto sobre o Projeto São Francisco. “A gente trabalha muito com esses temas, por isso a importância da gente trazer eles para conhecer mais porque tem muitos que não conhecem. Aí, a gente resolver trazer eles para conhecer mais de perto”, explica a professora.

Duplo homicídio em Ouricuri-PE


Mais um duplo homicídio em Ouricuri-PE. O crime aconteceu nas primeiras horas da manhã dessa terça-feira (29) no Sitio Bom Lugar, zona rural do município,  à cerca de 1 quilometro do bairro São Sebastião (Minha Casa Minha Vida).

Segundo a Policia Militar, as vitimas Guanair da Silva, 22 anos e Leandro Souza Araujo, conhecido como macarrão, transitavam em uma moto que haviam tomado de assalto na noite de ontem no bairro Aeroporto em Ouricuri e que os dois foram vitimas de emboscada sendo atingidos por vários disparos de arma de fogo e morreram no local.

Foi encontrado em poder das vítimas três facas tipo peixeira. A PM informou ainda não ter suspeito de quem possa ter cometido o duplo homicídio. (Blog do Cariri Filho/Fotos: Emanoel Cordeiro)

Blog: O Povo com a Notícia