Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Juiz do Recife afirma que rebelião em complexo de presídios foi encerrada

O juiz da 1° Vara de Execuções Penais do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Luiz Rocha, anunciou, na noite desta quarta-feira (21), o fim da rebelião no Complexo Prisional do Curado, na Zona Oeste do Recife, que abriga três presídios. "Acabou [a rebelião] nas três unidades. Esperamos que população carcerária tenha entendido que, de 6 mil homens rebelados, apenas 600 têm dirteito à progressão [da pena]", disse. O motim nas unidades começou após presos protestarem por mais agilidade no julgamento dos processos, alegando que muito estariam reclusos irregularmente.

O magistrado chegou ao Complexo ainda no começo da tarde e só saiu por volta das 19h, após conversar com detentos das três unidades. "Graças a Deus a gente vai devolver a paz ao Complexo Prisional do Curado. Foi uma negociação particularmente difícil no Frei Damião, mas houve a compreensão da população carcerária com algumas questões que eram cobradas da Vara de Execuções Penais, que não são de competência da Vara, que são os processos provisórios. O Tribunal de Justiça já tinha autorizado a criação de um grupo de trabalho para agilizar processos-crimes que são do Complexo, isso fora outras medidas já anunciadas para reforço dentro da Vara, de modo que a gente vai poder retomar atividades com mais afinco e revisitar todos esses processos que eventualmente podem registrar atraso, problemas com transferência ou dificuldades na progessão de regime"

Ainda segundo o magistrado, transferências de detentos serão feitas, ainda nesta quarta-feira (21), sendo 11 presos do Presídio Frei Damião de Bozzano, mais 10 do Professor Antônio Luiz Lins Barreto e outros 4 no Presídio Aspirante Marcelo Francisco de Araújo. Houve também um caso de livramento condicional no Frei Damião. "A Seres [Secretaria Executiva de Ressocialização] já está montando o esquema para realizar essas transferências para a antiga da Penitenciária Agroindustrial São João, Barreto Campelo, Palmares e outras unidades. Até sexta-feira [23], estaremos dando outra carga de apreciação dos processos", afirmou. (G1)

Blog: O Povo com a Notícia