Socialite.activate (elemento, 'Widget');

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Novo ministro da Educação fala em disciplinas opcionais no Ensino Médio

Novo ministro da Educação no segundo mandato da presidente Dilma Rousseff (PT), o ex-governador do Ceará Cid Gomes (PROS) sugeriu, nesta segunda-feira (05), que o Ensino Médio pode ter currículos diferenciados para cada aluno, com disciplinas opcionais, e que os mecanismos de avaliação da Educação, como o Ideb, que hoje são realizados a cada dois anos, passem a ser anuais.

Cid disse que o compromisso de Dilma é fazer uma revisão no currículo do Ensino Médio e trabalhar junto aos estados para ofertar mais vagas de ensino integral. “É possível ter um currículo diferenciado. Com algumas disciplinas que sejam básicas, obrigatórias, e outras que sejam opcionais, dependendo do gosto de cada aluno”, afirmou em entrevista à Rede Globo.

“Em educação, é fundamental que a gente estabeleça metas e avaliações permanentes”, defendeu ainda o ministro, que afirmou que o MEC deve tornar anuais as avaliações da educação que hoje ocorrem a cada dois anos, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

“Educação é um sistema integrado. Para que uma modalidade funcione bem, a outra tem que ter cumprido a sua parte”, declarou ainda Cid Gomes, que lembrou que o Ensino Fundamental e o Ensino Médio não são responsabilidade direta do governo federal, que atua como indutor e financiados na educação básica.

PISO DOS PROFESSORES – Cid Gomes confirmou que vai anunciar nesta quarta-feira (07) o reajuste do piso nacional dos professores. “Sou comprometido com a melhoria do salário dos professores”, assegurou. Quando era governador do Ceará, Cid se envolveu com uma polêmica ao dizer, durante uma greve de professores, que eles deveriam trabalhar por vocação.

“Quem atua no serviço público, quer seja ministro, vereador ou professor, tem que ter votação”, explicou nesta segunda. “Lógico que ninguém tem que trabalhar de graça. As pessoas têm uma vida difícil e merecem ter uma boa remuneração”, emendou.

A gestão de Cid Gomes no Ministério da Educação (MEC) ganhou destaque depois que a presidente Dilma anunciou, em seu discurso de posse, que o slogan do seu segundo mandato será “Brasil, pátria educadora”. (Agência Brasil)

Blog: O Povo com a Notícia