Socialite.activate (elemento, 'Widget');

sábado, 3 de janeiro de 2015

Paulo Câmara promete lançar concurso da Polícia Civil até o início de fevereiro

O novo governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), prometeu, na tarde deste sábado (03), que no máximo até o início de fevereiro irá lançar o novo concurso da Polícia Civil do Estado. O socialista havia prometido convocar novos concursos das polícias civil e militar de Pernambuco em 2015.

“A gente vai lançar no mês de janeiro, no máximo no início de fevereiro, o concurso da polícia civil”, disse à imprensa, após a primeira reunião de monitoramento do Pacto Pela Vida do ano.

Já o novo concurso da PMPE só pode ser lançado depois que o último expirar, em fevereiro. Até lá, Câmara diz que irá empossar 2 mil policiais militares; que ele disse ser o máximo que é possível chamar até que o certame perca a validade.

“Tão logo se expire esse concurso da Polícia Militar, a gente já vai fazer um novo”, assegurou. “É sempre importante ter os classificados para que quando o quadro das políticas precise ser aprimorado, já ter um banco de reservas garantido”, disse o governador.

Homicídios crescem 9,5% em Pernambuco em 2014. Paulo Câmara quer redução já em janeiro

Após sete anos de redução, o número de homicídios cresceu 9,5% em Pernambuco no ano de 2014, o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, após a primeira reunião de monitoramento do Pacto Pela Vida em 2015, com a presença do novo governador Paulo Câmara (PSB) e de todos os 23 secretários estaduais. O governador prometeu uma redução nos índices já ao final deste mês de janeiro, visando o Carnaval, que ocorre nos dias 13 a 18 de fevereiro.

“A gente já quer iniciar um processo da retomada da diminuição de homicídios no mês de janeiro. E termos um Carnaval tranquilo”, garantiu o governador à imprensa ao final do encontro. Desde que o Pacto Pela Vida foi implantado pelo ex-governador Eduardo Campos, em 2007, esta foi a primeira vez em que o número de homicídios registrou aumento. Até novembro, a taxa já havia crescido 8,7%.

A principal medida a ser adotada pelo governo é a redistribuição do efetivo policial para as regiões onde o número de homicídios mais avançou. Segundo o Informe Mensal de Conjuntura Criminal de Pernambuco, divulgado pela Secretaria de Defesa Social (SDS) com dados de janeiro a novembro, o crescimento de crimes violentos letais intencionais (CVLI) foi mais expressivo na Região Metropolitana do Recife (mais 95 assassinatos), no Agreste Central (mais 81 homicídios) e na Mata Sul (mais 71 crimes).

JABOATÃO PRIORIDADE – Na Grande Recife, a prioridade vai ser na cidade de Jaboatão dos Guararapes. “Jaboatão tem um número elevado de homicídios. Então tem ações que precisam ser feitas lá. No ano passado foram 350 homicídios, então isso precisa ser muito bem trabalhado”, disse Paulo Câmara, que prometeu atuação integrada com o prefeito Elias Gomes (PSDB).

O secretário Alessandro Carvalho disse que a meta é reforçar o policiamento em Jaboatão até o final de janeiro; e só então outras cidades serão beneficiadas. A reunião deste sábado, porém, não definiu de onde será retirado o efetivo. “Temos que ver de onde é que a gente vai fazer essa retirada e consequente reforço”, contou o secretário.

“Vou fechar isso o mais rápido possível, assim que eu converse com o chefe da Polícia Civil, com o comandante da Polícia Militar e com os diretores responsáveis pelas áreas”, disse Alessandro Carvalho, que prometeu ter a definição nos próximos dias. “Se eu tenho uma área que tem aumento de criminalidade e tem uma priorização, é natural que se faça uma redistribuição”, defendeu. (Foto: Wagner Ramos/SEI/Blog do Jamildo)

Blog: O Povo com a Notícia