Socialite.activate (elemento, 'Widget');

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Polícia Federal realiza 1ª apreensão de drogas em Pernambuco e prende cearense por envolvimento com o tráfico

A Polícia Federal em Pernambuco, através da Delegacia de Repressão a Entorpecentes, prendeu na manhã de ontem, dia 08/01/2015, por volta das 08:00, FRANCIVALDO PIMENTA CAVALCANTI, de 20 anos, pedreiro, casado, natural de Fortaleza-CE e residente na localidade conhecida como Brisa da Serra, Maracanau-CE - (não possui antecedentes criminais),
A prisão aconteceu em virtude de barreira policial de rotina dentro da Operação “Via Terrestre”, na BR 101, próximo ao município de Goiana-PE que tem por objetivo reprimir o tráfico de drogas e armas nas rodovias que são acesso à capital pernambucana. Após de ter sido vistoriados vários veículos desde a madrugada do dia anterior foi parado por volta das 08:00, um ônibus procedente de Fortaleza-CE e ao ser utilizado o cão farejador de raça pastor alemão de nome “BAK”, deu sinal, apontando para a possível existência de droga numa pequena maleta de cor vermelha no local onde ficam guardadas as malas de viagens.

A mala tinha uma numeração de propriedade que apontava para FRANCIVALDO como sendo seu possível dono, o qual foi de imediato detido e levado pelos federais afim de que presenciasse a abertura da sua maleta, onde após aberta, ficou constatado a existência de 10 (dez) tabletes de maconha cujo peso bruto totalizou a quantidade de aproximadamente 11,2Kg. Ao perceber a constatação da droga o suspeito empreendeu fuga em direção a um canavial que ficava ao lado da rodovia, porém foi perseguido e posteriormente detido dentro de uma vala em meio as canas de açúcar. Após a descoberta da droga e terminado os trabalhos investigativos o suspeito recebeu voz de prisão em flagrante foi informado dos seus direitos e garantias constitucionais e em seguida levado para a Sede da Polícia Federal no Cais do Apolo, onde acabou sendo autuado pelo crime de tráfico de drogas (artigo 33 da Lei 11.343/06 - Pena: 5 a 15 anos de reclusão).

Em seu interrogatório o preso disse que conheceu um homem em Fortaleza-CE- (não de maiores detalhes sobre essa pessoa) o qual lhe ofereceu R$ 2.000 (dois mil) reais, tendo recebido um adiantamento de R$ 500 (quinhentos) reais (despesas com a viagem), para transportar a uma certa quantidade de maconha até Recife/PE e quando chegasse na capital pernambucana, alguém ligaria em seu celular para que fosse marcado o local onde a droga deveria ser entregue. Disse ainda que esta foi a primeira vez que fez transporte de drogas e que resolveu aceitar esta proposta em virtude de sua mulher está grávida e já perto de conceber eu filho no intuito de custear os gastos com o nascimento da criança. .

Após as praxes processuais, o preso foi submetido a exame de corpo de delito no IML-Instituto de Medicina Legal e em seguida recambiado para o COTEL - Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna onde ficará à disposição da Justiça Estadual de Goiana/PE. Além da droga (11,2Kg de maconha), também foram apreendidos 01 (um) aparelho celular e os tickets de bagagem. Pela forma de apresentação a droga é oriunda do Paraguai. Tais operações consecutivas que a polícia federal vem desenvolvendo no estado contribui significativamente para o desabastecimento dos locais de venda de drogas em Pernambuco, evitando assim a escalada da violência tais como assaltos, furtos, homicídios por dívidas de droga, assassinatos, acertos de contas, corrupção policial, porque geralmente tais ocorrências giram em torno do tráfico de drogas. Cada ponto de venda de droga desabastecido, significa um foco a menos de violência.

Esta é a 1ª apreensão de drogas que a PF realiza em Pernambuco. Em 2014 a PF em Pernambuco prendeu 35(trinta e cinco) pessoas presas por envolvimento com o tráfico de drogas; apreendeu 2.220Kg (duas toneladas e duzentos e vinte quilos) de maconha;144Kg (cento e quarenta e quatro) quilos de pasta base de cocaína; 12Kg (doze) quilos de crack; 31Kg (trinta e um) quilos de haxixe;44Kg (quarenta e quatro) quilos de cocaína pura; e 9.000 comprimidos de Artane.

Blog: O Povo com a Notícia