Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Preso segundo acusado de agressão em bar no bairro do Derby, no Recife

Um dos acusados de ter participado da agressão e tentativa de assassinato de um segurança de um bar no bairro do Derby, na área central do Recife, foi preso nesta última terça-feira (27). Gleidnaldo Silva dos Santos foi detido na casa dele, em Olinda, e levado ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Ele já foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML) e depois seguirá para o Centro de Triagem (Cotel), em Abreu e Lima.

A Polícia Civil agora procura o tenente da Polícia Militar Joacir Justino da Silva, 42 anos. Ele estava respondendo ao processo em liberdade, mas a Justiça expediu um mandado de prisão preventiva contra ele nesta terça, atendendo a um pedido da autoridade policial. Buscas foram realizadas na casa do policial, da ex-mulher e da mãe dele, mas ele não foi localizado até o momento.

De acordo com a advogada do tenente, Silvana Duarte, o cliente não é considerado foragido. "Pela manhã, ele estava tomando uma medicação e agora estou aguardando retorno da família dele para proceder a apresentação. Ele não é considerado foragido, porque eu negociei com a delegada [Andréa Busch] um prazo para a entrega até o fim desta tarde", afirmou.

A Polícia Civil concluiu o inquérito acusando Gleidnaldo e Joacir por tentativa de homicídio qualificado. O Ministério Público de Pernambuco os denunciou ao Tribunal de Justiça de Pernambuco e o juiz da 3ª Vara do Tribunal do Júri da Capital, Abérides Nicéas de Albuquerque Filho, acatou. Nesta segunda (26), o juiz determinou as respectivas citações para que respondam à acusação, por escrito, no prazo de 10 dias, podendo arrolar até oito testemunhas.

Entenda o caso: No início da manhã do dia 13 de dezembro, Gleidnaldo e o tenente da Polícia Militar Joacir Justino, amigo dele, foram flagrados pelas câmeras de vigilância agredindo -- com socos, coronhadas e tijoladas -- o segurança do bar, o segurança Lucas Silva dos Santos, 29 anos. Na ocasião, o bar estava quase fechando e os dois queriam continuar a beber. Houve uma discussão e o segurança acabou sendo agredido na cabeça com tijolos que estavam na calçada.

As câmeras registraram toda a confusão. Após o fechamento do bar, o segurança foi abordado do lado de fora pelo tenente, que aparece no vídeo dando duas coronhadas na cabeça dele. O amigo ajudou no ataque, que derrubou a vítima no chão. Lucas levou vários chutes e cinco golpes com um tijolo de concreto. Depois, Joacir foi embora com a arma em punho.

No dia 16 de dezembro, funcionários do bar e o tenente prestaram depoimento. No dia 18, foi a vez de Gleidnaldo Santos ser escutado pela polícia. Naquele dia, Lucas foi ouvido e disse que sentia medo 24 horas e torce para que o agressor responda pelo crime. Também na quinta (18), a Secretaria de Defesa Social decidiu suspender o tenente por 120 dias. No mesmo dia, o governador de Pernambuco, João Lyra Neto, autorizou a abertura de um conselho de justificação para apurar a transgressão disciplinar e conduta criminosa contra a honra militar.

Durante a investigação, ainda em dezembro, o chefe da psiquiatria da Polícia Militar, o médico Jorge Marcelo Lima, prestou um depoimento informal, onde negou que o tenente estivesse recebendo acompanhamento médico na corporação. (G1 PE)

Blog: O Povo com a Notícia