Socialite.activate (elemento, 'Widget');

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Assembleia: O superferiadão dos parlamentares


Para alguns, os dias de folga proporcionados pelo carnaval terminaram ainda na quarta-feira de cinzas. Para outros, ontem. No entanto, para o Legislativo pernambucano, o feriadão terá fim na próxima segunda. Na Assembleia Legislativa, os parlamentares não realizaram as sessões na quarta à tarde e ontem pela manhã. Na Câmara do Recife, também não houve sessão na quarta.

 A reportagem esteve ontem nas duas Casas. Na Assembleia, corredores vazios. As áreas administrativa, de manutenção e limpeza funcionavam. Os gabinetes, em sua maioria, continham apenas as equipes dos deputados. Poucos parlamentares foram à Casa Joaquim Nabuco. Questionados, alguns funcionários admitiram que os legisladores só devem retornar na próxima semana. 

Dos 49 deputados estaduais, apenas três parlamentares estavam nos gabinetes: André Ferreira (PMDB), Augusto César (PTB) e Eduíno Brito (PHS). Questionados sobre não ter havido sessão ontem, eles afirmaram não ter prejuízo, já que os projetos de relevância foram votados antes do carnaval. Também destacaram que o trabalho de um deputado não se resume às plenárias. Muitos estavam visitando as bases eleitorais.

Em alguns gabinetes, não era possível. Os gabinetes dos deputados Marcantônio Dourado (PSB), Tony Gel (PMDB), Joel da Harpa (Pros), Everaldo Cabral (PP), Eriberto Medeiros (PTC) e Beto Accioly (SD) estavam trancados. Procurado, o deputado Marcantônio afirmou que enfrenta dificuldades para formar a sua equipe, o que deve acontecer até a próxima semana. Accioly, por sua vez, informou que passou a tarde no gabinete, mas que a porta fica “trancada por fora” devido a um problema na fechadura. Os demais parlamentares não foram localizados.

O presidente da Casa, Guilherme Uchoa (PDT), afirmou que é praxe da Assembleia não realiza sessões pós-carnaval. “Foi uma decisão tomada pelo líder do governo, da oposição e pelo plenário, como acontece há vinte anos”. Sobre a sessão da quarta-feira, que não foi realizada, Uchoa ironizou: “Não houve plenária em nenhum canto do mundo onde tem carnaval”. (Diário de PE)

Blog: O Povo com a Notícia