Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Oposição protocola pedido de nova CPI da Petrobras

Com 186 assinaturas, a oposição protocolou na noite desta terça-feira o pedido de instalação de uma nova CPI da Petrobras, dessa vez exclusiva da Câmara dos Deputados. O requerimento recebeu o apoio de dezessete partidos – e teve a adesão inclusive de parlamentares da base do governo. 
A maior quantidade de votos foi colhida pelo PSDB: obteve 53 assinaturas, apenas uma a menos de toda a bancada na Casa, seguido pelo PSB (25), DEM (21) e PDT (15) – este último que, aliás, é aliado da presidente Dilma  e comanda o Ministério do Trabalho. Representantes do PMDB, Solidariedade, PSOL, PTB, PV, PRB, PROS, PSC, PSD, PHS, PP, PPS e PR também apoiaram uma nova investigação em torno das denúncias de corrupção na Petrobras. 
Agora, para entrar em vigor, a criação da comissão de inquérito precisa ser lida em plenário pelo presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que durante a campanha ao comando da Casa se disse favorável à investigação. 
Diferentemente da última comissão de inquérito, que reuniu tanto deputados quanto senadores e permitiu ao governo impedir o avanço da investigação, a que foi protocolada nesta noite é exclusiva da Câmara dos Deputados. “A Casa está rebelde. A rebeldia agora tomou conta”, justificou o deputado Mendonça Filho (DEM-PE). O líder do DEM disse que a oposição ainda analisa se vai buscar assinaturas entre os senadores para criar também uma CPI mista. (Veja)
Blog: O Povo com a Notícia