Socialite.activate (elemento, 'Widget');

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Venina volta a citar Lula e Gabrielli em depoimento à Justiça

A ex-gerente da Petrobras, Venina da Fonseca, voltou a dizer que foi advertida pelo ex-diretor de Abastecimento, Paulo Roberto Costa, de que suas denúncias iriam derrubar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o então presidente da estatal José Sérgio Gabrielli. Em depoimento na sexta-feira no processo envolvendo réus ligados a Galvão Engenharia, Venina foi pressionada pelo advogado de defesa do doleiro Alberto Youssef a lembrar a conversa com Costa. O fato, que teria ocorrido em 2008, já havia sido relato por Venina à imprensa em dezembro do ano passado.
O criminalista Figueiredo Basto lembrou da entrevista concedida por Venina à TV Globo na qual ela narra a conversa com Paulo Roberto Costa. Visivelmente incomodada, Venina responde:
 
— Mas esse assunto não tem haver com esse assunto (envolvimento de réus ligados à Galvão Engenharia) que estamos tratando aqui. Quando esse fato ocorreu foi numa outra irregularidade — disse Venina.
 
Basto pergunta ao juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, se pode continuar o assunto. O magistrado diz que sim, mas sem que se estenda. Venina mais uma vez relata que o assunto não tem nada haver com o processo do dia, mas responde:
 
— Presidente Lula e Gabrielli.
 
Em dezembro, Venina já havia relatado que, ao cobrar de Costa investigações na área de Abastecimento, ouviu dele apontado para o retrato do ex-presidente: “Você quer derrubar todo mundo?”.
 
— Aí eu falei com ele o seguinte: 'ele já fez, não tem como eu agora chegar e falar 'vamos esquecer o que aconteceu e vamos realmente trabalhar diferente daqui pra frente''. Existia um fato concreto que tinha que ser apurado e que tinha que ser investigado. Aí neste momento ele ficou muito irritado comigo. A gente estava sentado numa mesa da sala dele, ele apontou pro retrato do Lula, apontou também pra direção da sala do Gabrielli e me perguntou: 'você quer derrubar todo mundo?' Aí eu fiquei assustada e falei pra ele assim: 'olha, eu tenho duas filhas, eu tenho que colocar a minha cabeça num travesseiro e dormir, e no outro dia de manhã eu tenho que olhar nos olhos dela e não sentir vergonha’ — disse ela ao Fantástico.  (O Globo)

Blog: O Povo com a Notícia