Socialite.activate (elemento, 'Widget');

sábado, 14 de fevereiro de 2015

Halo ao redor do sol chamou atenção no Pajeú nesse Sábado

Você olhou hoje para o sol? Reparou que havia um circulo ao redor dele? Nesse sábado(14), em muitas cidades do Sertão do Pajeú foi possível observar um fenômeno chamado Halo Solar.

O Halo Solar é um anel luminoso que se forma ao redor do sol. Segundo técnicos em meteorologia ele é considerado um fotometeoro (fenômeno óptico que ocorre na troposfera), que acontece quando a luz do sol passa por minúsculos cristais de gelo suspensos na atmosfera. Esses cristais são das nuvens do tipo cirrus, as nuvens mais altas no céu.

Quando a luz solar passa por essa camada de nuvens, os cristais de gelo fazem com que a luz, além de refletida, seja refratada, ou seja, muda de direção ao atravessar as nuvens. Esse anel também se forma ao redor da Lua e recebe o nome de Halo Lunar, podendo ser até 44 vezes maior do que o nosso satélite natural.

O Halo Lunar sempre é branco, já o Solar pode ter várias cores. Isso ocorre devido à dispersão da luz (semelhante ao que ocorre na formação do arco-íris). Na meteorologia popular dizem que no dia após a formação do Halo Lunar haverá chuva. (Foto: Portal Belmonte/Romero Moraes)

Blog: O Povo com a Notícia