Socialite.activate (elemento, 'Widget');

terça-feira, 21 de abril de 2015

Delator diz que Dirceu tentou garantir com Gabrielli contratação da Toyo

 
Um dos delatores da Operação Lava Jato, o executivo Júlio Camargo, da empresa japonesa Toyo, afirmou, em novo depoimento prestado à Polícia Federal no dia 8 de abril, que o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu interveio junto ao ex-presidente da  Petrobras José Sérgio Gabrielli para que a multinacional garantisse contratos com a estatal do petróleo. O interrogatório de Camargo é parte de um dos inquéritos que tramitam no Supremo Tribunal Federal (STF) para investigar o envolvimento de políticos na Lava Jato.
 
No depoimento, Camargo ressaltou aos policiais federais que, apesar de Dirceu ter tentado intervir em favor da Toyo, a petroleira não atendeu ao pedido. O delator também destacou que não pagou propina ao ex-chefe da Casa Civil.
 
O ex-ministro é investigado em inquérito na Justiça Federal do Paraná por suspeita de corrupção e lavagem de dinheiro. Os investigadores querem saber se a empresa de consultoria de Dirceu prestou serviços a empresas que desviaram dinheiro da Petrobras ou se os contratos eram apenas uma maneira de disfarçar repasses de dinheiro desviado da estatal.
 
Ao G1, Gabrielli disse não ter "a menor ideia" sobre o conteúdo das declarações de Júlio Camargo e ressaltou ter "certeza" que "nunca" manteve nenhuma conversa com esse teor com Dirceu. O ex-dirigente da Petrobras afirmou ainda não lembrar ter tido nenhuma discussão geral sobre modelo de contratação da Toyo.

Blog: O Povo com a Notícia