Socialite.activate (elemento, 'Widget');

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Em PE, Semana Nacional do Júri tem mais de 400 julgamentos agendados

Em Pernambuco, 491 julgamentos estão previstos para serem realizados pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), a partir desta segunda-feira (13), dentro da II Semana Nacional do Júri, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pela Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp). A iniciativa tem como objetivo reforçar o combate ao crime.

O primeiro julgamento será realizado a partir das 9h, no Fórum de Jaboatão, que é também a unidade que conta com o maior número de júris agendados no estado. "Teremos 17 júris ao todo, sendo 10 na 2ª Vara do Júri e sete da 1ª Vara do Júri", explica o desembargador Alexandre Assunção. Os primeiros réus serão julgados pelo crime de homicídio duplamente qualificado, ocorrido em novembro de 2004.

No TJPE, as sessões acontecem em 135 comarcas, em parceria com o Ministério Público de Pernambuco e a Defensoria Pública do Estado. De acordo com o CNJ, o estado é o que tem o maior número de sessões agendadas. "O que aconteceu foi uma grande mobilização do Judiciário e também dos parceiros, para que pudéssemos realizar essa quantidade de júris", comenta Assunção.

Em 2014, a Semana do Júri realizou, no país, 2.442 julgamentos - 70,17% do que tinha sido agendado. Foram 1.523 condenações e 751 absolvições. Dos 491 que devem ser julgados em Pernambuco, a maioria é de crimes que aconteceram antes de 2009. "Nossa solicitação foi de que todos os processos que estivessem prontos para júri fossem colocados em pauta", completa o desembargador.

A II Semana Nacional do Júri segue até a sexta-feira (17). As sessões do júri são públicas - respeitando a lotação das unidades judiciárias. (G1 PE)

Blog: O Povo com a Notícia