Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Enquanto isso... Em PE, conta de luz ficará 11,19% mais cara nas residências

Os consumidores residenciais da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) pagarão 11,19% a mais na conta de luz. O reajuste tarifário foi aprovado nesta quarta-feira (22), em reunião da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), realizada em Brasília.
O efeito médio do reajuste será de 11,25% para todos os pernambucanos. Se para o consumidor residencial o aumento será de 11,19%, para grandes indústrias será de 16,74%. Já as médias indústrias terão redução de 0,21%.
Os novos valores entram em vigor a partir do próximo dia 29 para 3,4 milhões de unidades consumidoras localizadas em 185 municípios do Estado. Este é o terceiro aumento da tarifa neste ano.

Segundo a Aneel, o reajuste foi cauculado com base na variação de custos que a Celpe teve no ano. O cálculo inclui custos de distribuições, energia comprada, encargos de transmissão e encargos setoriais.
Reajustes seguidos
Mas por que a conta de luz está tendo reajustes seguidos? Até o ano passado, a tarifa aumentava apenas uma vez por ano na data do aniversário do contrato da distribuidora que no caso dos pernambucanos é 29 de abril. Nesse cálculo, entravam todas as despesas ocorridas no ano anterior cobradas aos consumidores de uma única vez. No entanto, em janeiro deste ano entrou em vigor as bandeiras tarifárias, uma espécie de gatilho que repassa para o consumidor o custo alto da compra de energia, como está ocorrendo agora. (NE 10)
Blog: O Povo com a Notícia