Socialite.activate (elemento, 'Widget');

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Em PE, vacinação contra a gripe será prorrogada até 5 de junho

Em Pernambuco, a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe será prorrogada até o próximo dia 5 de junho. A campanha começou em 27 de abril e encerraria nesta sexta-feira (22). No entanto, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, apenas 47% do público alvo recebeu a imunização no estado.
Segundo a coordenadora do Programa Estadual de Imunização, Ana Catarina Melo, é importante que o público se vacine o mais rápido possível. "A vacina só começa a proteger após o décimo dia depois de receber a dose. Estamos entrando no período de inverno, período das infecções respiratórias, então é muito importante que se faça antes e que não deixe para o último dia", explica.
Ainda de acordo com ela, a prorrogação da campanha pode ser feita a nível nacional e o baixo índice de imunização é devido ao hábito de 'deixar para a última hora'. "A população espera sempre para a última hora. Percebemos que nos últimos dias, prestes a acabar a campanha, existe um maior número de procura", afirma a coordenadora.
O público-alvo da vacina são as crianças entre 6 meses e 5 anos e a população com 60 anos ou mais, além de trabalhadores de saúde, gestantes, mulheres em até 45 dias do pós-parto, índios aldeados e a população com condições clínicas especiais. Já quem tem alergia a algum componente da vacina, apresentou alguma reação grave a uma dose anterior ou tem alergia grave à proteína do ovo não deve receber a imunização.
No Recife, a vacina pode ser tomada em 177 postos, entre Unidades de Saúde da Família (USFs), Upinhas 24 horas, Upinhas Dia, Unidades Básicas Tradicionais e Policlínicas, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Para as crianças, é preciso apresentar o cartão de vacinação. Já os idosos precisam apresentar um documento de identificação.
Blog: O Povo com a Notícia