Socialite.activate (elemento, 'Widget');

domingo, 31 de maio de 2015

Governador assinou o projeto PE Solar, que incentiva a microgeração de energia por empresas

Com o intuito de consolidar Pernambuco como um estado gerador de energia limpa, o governador Paulo Câmara (PSB) instituiu o programa PE Solar, que estimula a micro e minigeração de energia solar, para consumo próprio, por micro, pequenas e médias empresas pernambucanas.

O decreto que institui o programa foi assinado nesta última sexta-feira (29) em solenidade no Palácio do Campo das Princesas.

Segundo Paulo, a iniciativa, além de tornar o setor mais sustentável, também o fará mais competitivo. “Apostamos muito em energias renováveis. Tanto em termos de custo, como de produtividade. Vamos fazer com que essas experiências se multipliquem para que possamos ter um Estado cada vez mais equilibrado e focado no futuro. Seremos incansáveis para que o desenvolvimento econômico sustentável prevaleça”, disse.


O PE Solar será comandando pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDEC), em parceria com a Secretaria de Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação (SEMPETQ) e deve assegurar uma linha de financiamento específica para instalação de painéis fotovoltaicos, além de uma estrutura de rede de fornecedores de produtos e serviços.

No total, serão disponibilizados R$ 5 milhões – recursos do Banco do Nordeste (BNB) para a primeira fase do programa. Os financiamentos serão operados pela Agência de Fomento do Estado de Pernambuco (Agefepe). O lançamento do programa marca as comemorações pelo Dia Mundial da Energia.

O chefe do Executivo Estadual destacou outros avanços que serão assegurados com a execução do programa. Segundo ele os micro e pequenos empresários poderão se formalizar e ter uma melhor garantia para o seu negócio. E, também, utilizar os mecanismos das instituições públicas.

“Nós temos uma agência de fomento (Agefepe) que foi criada justamente para garantir crédito para os pequenos, e a Secretaria de Qualificação, Trabalho e Microempresa, para dar qualificação profissional e, com isso, assegurar uma cadeia forte, produtiva, profissional e que gere emprego”, lembrou Paulo Câmara.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Thiago Norões, destacou que, em todo o Brasil, 500 usuários utilizam painéis fotovoltaicos para captação de energia solar.

Com a implantação do PE Solar, Norões estima um atrair até 150 novos usuários, o que representaria um incremento de 30% na base de usuários no País inteiro. “Com ações como esta, conseguimos conjugar três movimentos importantes. Primeiro, ajudamos o pequeno e médio empresário a reduzir sua conta de luz. Segundo, incrementamos a utilização de energias renováveis no Estado. Em terceiro lugar, a gente cumpre o nosso papel na ajuda da ampliação da matriz energética do País”, enumerou.

OPERACIONALIZAÇÃO – Podem participar do programa as empresas que planejem produzir até 1.000 kilowatt (kW). A energia produzida será automaticamente consumida e o excedente será jogado na rede elétrica da distribuidora local, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe). Esta, por sua vez, vai gerar um crédito a ser abatido na conta da empresa dentro de um prazo de até 36 meses. (Blog do Jamildo)

Blog: O Povo com a Notícia