Socialite.activate (elemento, 'Widget');

terça-feira, 5 de maio de 2015

PF-PE apreende 33 kg de cocaína em navio que saiu da Espanha

Trinta e três quilos de cocaína pura foram encontrados dentro de um navio que saiu da Espanha em direção ao Brasil. O entorpecente foi apreendido pela Polícia Federal na noite desta segunda-feira (05), quando a embarcação aportou em Pernambuco, no Porto de Suape. Apenas 24 tripulantes estavam a bordo quando a droga foi encontrada. Mesmo assim, ninguém foi preso.

A Polícia Federal explicou que a tripulação muda constantemente e o local onde a cocaína estava escondida não possui câmeras de vigilância. Por isso, ainda não foi possível descobrir quem colocou o entorpecente no navio. Nesta segunda, todo o navio foi periciado e testemunhas foram ouvidas. Nenhum tripulante confessou ser o dono da droga. Por isso, a PF instaurou um inquérito para prosseguir com as investigações. Caso o responsável seja descoberto, pode ser autuado por tráfico internacional de drogas.


Ainda segundo a corporação, o navio saiu da cidade de Valência, no leste da Espanha, em 24 de abril. A embarcação veio direto para o Porto de Suape, no Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife. Mas, antes disso, em 31 de março, havia saído do Rio de Janeiro em direção ao Marrocos, passando pela Itália e pela França, para enfim chegar a Valência. Depois de periciada nesta segunda, a embarcação foi autorizada a seguir viagem. Agora, deve seguir o mesmo roteiro. De bandeira da Libéria, o navio está carregado com contêineres de mercadorias diversas.

De acordo com a PF, a cocaína estava escondida na sala de máquinas do leme da embarcação. Os 33 quilos de entorpecente estavam distribuídos em 19 tabletes envoltos com bexigas de plástico e fita crepe. Eles foram encontrados por um engenheiro do navio em 27 de abril, apenas três dias depois da saída da Espanha. Ao tomar conhecimento da droga, o comandante, de nacionalidade alemã, isolou o local e realizou buscas no restante da embarcação. Nada mais foi encontrado e a cocaína foi trancada em uma sala de bagagem para que o navio seguisse para o Brasil.

No mesmo dia, o comandante acionou a Polícia Federal e as autoridades competentes para que as devidas providências fossem tomadas. Por isso, o navio foi periciado por agentes da PF logo depois de aportar em Pernambuco, nesta segunda. A corporação ainda realizou um exame de narcoteste para confirmar que o material se tratava de cocaína. (G1 PE)

Blog: O Povo com a Notícia