Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Veja como está em Miami casal de médicos cubanos que “desertou” de Serra Talhada

Yandra Alayo Reyes, em foto do Facebook: “Moro em Miami”
Em dezembro de 2013, o médico Leonardo Sânchez Ortiz, 43, e sua colega Yandra Alayo Reyes, 32, foram recebidos com festa em Serra Talhada. Cubanos, eles faziam parte de uma turma de quatro profissionais da ilha escalados para atender no município através do Mais Médicos. Um ano e cinco meses após começarem a atuar na cidade, Leonardo e Yandra, que eram namorados e muito queridos entre pacientes e colegas, surpreenderam a todos.
O casal aproveitou a folga da sexta-feira e pegou uma carona para Petrolina e, em seguida, um voo para São Paulo e outro para Miami, nos Estados Unidos, onde vivem egressos do país comunista. Foram embora sem deixar nenhum tipo de aviso à Secretaria Municipal de Saúde. A coordenação de atenção básica do município só percebeu que eles não voltariam ao trabalho no dia 11, segundo o Diário de Pernambuco.
Leonardo Sânchez Ortiz, 43: em Miami, depois de “desertar” de Serra Talhada. Foto: Facebook
“Até a segunda-feira ninguém percebeu nada porque eles não estavam trabalhando”, disse a secretária de Saúde Márcia Conrado. O destino só foi conhecido quando Yandra e Leonardo postaram fotos em Miami nos perfis pessoais do Facebook. Na rede social, ambos informam que moram na cidade norte-americana.
A médica, que veio da cidade de Baracoa, na província de Guantánamo, atuava no posto de saúde no bairro de Mutirão. Leonardo, natural de Ciudad Pesquera Manzanillo, em Granma, trabalhava em São Cristóvão. “Sabíamos que eles namoravam, mas não imaginávamos que estavam planejando uma fuga”, afirmou a coordenadora de atenção básica do município, Paula Duarte.
Despedida? “Foi um prazer trabalhar 2014 com essa equipe USF Mutirão”, disse Yana em mensagem no Facebook meses antes de deixar cidade
Quando percebeu o sumiço dos médicos, a coordenadora entrou em contato com os supervisores dos cubanos no país, que enviaram um comunicado ao Ministério da Saúde. Yandra e Leonardo foram desligados do programa. “Ainda aguardamos a liberação de dois médicos para substituírem o casal. Tivemos que contratar temporariamente um médico que está atendendo os postos descobertos após a fuga”, informou.

Para formalizar o pedido de desligamento, a coordenadoria precisou visitar a casa onde Yandra e Leonardo moravam. Eles dividiam o imóvel com outro médico cubano. “Fotografamos os quartos deles, que foram esvaziados. Eles só deixaram a cama, outros móveis e o ar-condicionado. Todas as roupas e objetos pessoais foram levados”, relatou Paula. O material foi anexado ao documento de solicitação de desligamento. “Eles eram bastante atenciosos com os pacientes. O médico que dividia a casa com eles também ficou surpreso com a fuga.”
Passando bem : No Facebook, o blog encontrou o casal aparentando estar muito feliz com a nova cidade. Yana tratou de mudar o local de residência na página de relacionamento. E Leonardo foi mais “exibido”: postou foto em uma marina de iates de luxo na cidade americana. Possivelmente, aceleraram a ida com receio de avanço no acordo de cooperação mútua entre Estados Unidos e Cuba. Cubanos que fogem para a América ainda são recebidos e tratados com status de refugiados políticos. (Via: Blog do Nill Júnior)
Blog: O Povo com a Notícia