Socialite.activate (elemento, 'Widget');

sábado, 20 de junho de 2015

Para Sérgio Moro, prisões são “remédio” contra corrupção

O juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos processos decorrentes da Operação Lava Jato na primeira instância, considerou que a prisão dos principais responsáveis pelas duas maiores empreiteiras do país foi o “único remédio” para “quebrar a regra do jogo” do esquema de corrupção, lavagem de dinheiro oriundos do superfaturamento de contratos da Petrobras, segundo informou o Brasil 247.
Em despacho que autorizou a prisão de Marcelo Odebrecht, dono e presidente da construtora Norberto Odebrecht, de Otávio Marques Azevedo, presidente da Andrade Gutierrez, e outros diretores das duas empreiteiras, Moro argumenta que, em liberdade, eles representavam risco à investigação e à instrução processual.
“Com o patrimônio e recursos de que dispõem, as empreiteiras têm condições de interferir de várias maneiras na colheita de provas, seja pressionando testemunhas, seja buscando interferência política, observando que os próprios crimes em apuração envolviam a cooptação de agentes públicos”, argumentou o juiz da 13ª Vara federal em Curitiba.
Segundo Moro, uma alternativa “eficaz” à prisão cautelar dos executivos seria a suspensão imediata dos contratos das empreiteiras com o Poder Público. Para o juiz, no entanto, essa medida traria “efeitos colaterais danosos” para economia e empregos do país.
Blog: O Povo com a Notícia