Socialite.activate (elemento, 'Widget');

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Polícia prende em SP criminoso mais procurado de Salvador-BA

Com vários mandados de prisão em aberto por homicídio, tentativa de homicídio, extorsão seguida de morte e tráfico de drogas, Antônio Dias de Jesus, o “Colorido”, de 33 anos, o 10 de Ouros do Baralho dos Procurados da Secretaria de Segurança Pública (SSP), foi preso, domingo (28), por policiais do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (DRACO), no bairro Jardim São Carlos, em São Paulo capital.
Procurado há dois anos, “Colorido” é considerado o maior criminoso da Região Metropolitana de Salvador (RMS). Além dos mandados de prisão, responde a vários inquéritos policiais por homicídio, latrocínio, tráfico e roubo a banco. Como traficante, ele atuava nos municípios de Pojuca, Mata de São João, Catu, Madre de Deus, São Francisco do Conde, Esplanada, Alagoinhas, São Sebastião, Dias D’ Ávila e Lauro de Freitas.
Investigações da Coordenação de repressão a crimes contra instituições financeira, do DRACO, já revelaram que, só neste ano, “Colorido” já participou de vários ataques a agências bancárias, explodindo caixas eletrônicos, nos municípios de Governador Mangabeira, Gandu, Araçás, Riachão do Jacuípe, Entre Rios, Berimbau, Pojuca, Mata de São João e Esplanada.
O delegado Jorge Figueiredo, diretor do DRACO, disse que a “Colorido” é atribuída a autoria intelectual de vários homicídios e crimes contra instituições financeiras, na RMS. Alguns dos homicídios investigados é do comissário de menores Uindson dos Santos Prazeres Souza, assassinado em março de 2013, na Avenida Percílo dos Santos, em Pojuca, e o de um policial militar em Dias D’ Ávila. Ele já cumpriu pena de sete anos por homicídio, no Complexo Penitenciário da Mata Escura.

Foragido na capital paulista há quatro meses, “Colorido” pretendia fugir, na próxima semana, para Santa Catarina. Antes, porém, permaneceu escondido por um ano e meio em Itabuna e Ilhéus. Durante esse período, o criminoso se utilizou de identidades falsas para dificultar o trabalho da polícia, liderando, assim, o tráfico de drogas naqueles municípios da RMS onde mantinha controle.
INTEGRAÇÃO
“A organização criminosa comandada por “Colorido” possui logística bem delimitada e definição de papéis para cada integrante”, disse Figueiredo, ressaltando a importância do trabalho integrado entre o DRACO e os departamentos de Polícia Metropolitana (Depom) e de Polícia do Interior (Depin). “Isso nos levou a descobrir que, além dos responsáveis pela movimentação financeira, a quadrilha possui pessoas para atuar apenas como “laranjas”, detalhou o delegado.
Segundo Figueiredo, desde abril sua equipe realiza diligências em São Paulo para localizar “Colorido”, cuja prisão contou com o apoio do Grupo de Operações Especiais (GOE), da Polícia Civil de São Paulo. As investigações apontam a ligação de “Colorido” com o traficante Genilson Lima da Silva, o “Perna”, que está no Presídio Federal de Catanduvas, no Paraná.
“Colorido” foi apresentado à imprensa, na manhã desta segunda-feira (29), durante coletiva conduzida pelos delegados Maurício Moradillo, Alexandre Narita, ambos do DRACO, Geraldo Adolfo Nascimento, titular da Delegacia Territorial (DT) de Pojuca, e Roberta Salustiana Costa, do Departamento de Polícia do Interior (Depin). Ele será encaminhado para o sistema prisional. Conforme nota da Ascom / Polícia Civil. (Via: Bocão News)
Blog: O Povo com a Notícia