Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Boneco inflável de Lula vira febre e vai circular pelo país


Ícone dos protestos de domingo (16) contra a presidente Dilma Rousseff e o PT, o boneco inflável do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que custou R$ 12 mil ganhou status de celebridade. Em menos de 48 horas desde sua primeira aparição, durante ato em Brasília, o personagem com roupa de presidiário virou febre nas redes sociais e fará turnê pelo país.

A alegoria de plástico, que já tem mais de 7,5 mil seguidores na rede social Twitter, foi batizada de "Pixuleko" -referência ao termo usado pelo ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto para se referir a propina, segundo o empreiteiro Ricardo Pessoa, delator da Operação Lava Jato.

A alcunha foi escolhida por votação interna do Movimento Brasil, grupo que criou o boneco e ajudou a organizar o protesto na capital federal. De acordo com informações publicadas pela Folha, agora que "Pixuleko" ganhou fama, a intenção é emprestar o boneco de 300 quilos e 12 metros de altura a outros grupos que queiram utilizá-lo em atos pelo país contra o Planalto.

"Não tem programação, vamos fazer por votação interna entre as cidades que quiserem recebê-lo", explicou Ricardo Honorato, integrante do Movimento Brasil e responsável por hospedar o boneco de plástico em Brasília ao jornal.

A empresa de São Paulo que aceitou confeccionar o boneco ainda não recebeu todo dinheiro. "Até agora, foi pago R$ 7.200", explicou Honorato, que tem arrecadado dinheiro de empresários simpáticos à causa.

"Pixuleko" chegou a Brasília na última sexta (14), escondido em um saco plástico, transportado em um ônibus. A ideia era que "Pixuleko" ficasse por algum tempo em Brasília, não fosse por um incidente: um furo no peito do boneco inflável, durante o protesto, o obrigou a retornar nesta terça (18) a São Paulo para reparos. "Nós pensamos em fazer também outras autoridades em bonecos de plástico para futuros protestos", adianta Honorato. (Via: Revolta Brasil)

Blog: O Povo com a Notícia