Socialite.activate (elemento, 'Widget');

terça-feira, 4 de agosto de 2015

IPA planeja ações estratégicas para ATER em Pernambuco

O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) inicia um ciclo de reuniões estratégicas na área de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), a partir desta terça-feira (04/08). O objetivo é criar o Plano de Ação Municipal (PAM) para os próximos quatro anos (2016/2019), atualizando-o anualmente.
Na primeira fase do projeto, haverá reuniões nas doze regionais do Instituto, com todos os técnicos, para identificar as potencialidades e dificuldades de cada município. Na sequencia, os técnicos discutirão com as comunidades das 182 cidades que o IPA presta assistência e os Conselhos de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRSs) quais as metas, de acordo com a realidade local.
O diretor de Extensão Rural, Albérico Rocha, informou que o documento tem como foco a Unidade de Produção Familiar Rural (UPFR), a partir de um estudo da realidade. “É fundamental traçar um panorama estratégico, que possa viabilizar alternativas para que extensão rural trabalhe com os agricultores organizados em comunidades rurais, seguindo os princípios da agroecologia, nas perspectivas ecológica, social, cultural, política, ética e sustentável”, destacou.

O documento, que será elaborado de forma integrada, contará também com a participação de representantes da Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento. No final, o PAM servirá de base para a elaboração do Plano Anual de Trabalho (PAT), na área de Ater. “A partir das informações coletadas nas reuniões, teremos em mãos um diagnóstico municipal, e o planejamento das ações a serem desenvolvidas”, destacou o coordenador de Planejamento e Gestão do IPA, Hildeberto Rodrigues.
A elaboração do PAM deve ser finalizada em setembro. As reuniões iniciam pela regional de Salgueiro e têm o seguinte cronograma: Garanhuns, Surubim, Araripina, Serra Talhada, Lajedo, Palmares, Petrolina, Afogados da Ingazeira, Carpina, Arcoverde e Caruaru. (Via: Núcleo de Comunicação do IPA)
Blog: O Povo com a Notícia