Socialite.activate (elemento, 'Widget');

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Projeto São Francisco melhora qualidade de vida de quilombolas em Pernambuco

Construção de novas moradias, apoio no desenvolvimento de processos produtivos e realização de oficinas temáticas para estimular a organização social e incentivar o empreendedorismo. Essas são as principais ações - as duas últimas estão concluídas - do Projeto de Integração do Rio São Francisco para melhorar as condições de vida de 12 comunidades quilombolas na região de abrangência do empreendimento hídrico em Pernambuco.

Desde o início das obras, em 2008, o Projeto São Francisco substituiu as casas de taipa de 239 famílias quilombolas por construções de alvenaria. A expectativa é que outras 89 sejam entregues até o final do Programa de Desenvolvimento das Comunidades Quilombolas, totalizando 328 residências. Neste semestre, o Ministério da Integração Nacional (MI) entregou seis casas na comunidade Jatobá II, no município de Cabrobó (PE).

A expectativa é que as novas moradias contribuam com as condições de saúde dessas populações tradicionais, especialmente no que diz respeito à diminuição da incidência da doença de Chagas - casas de taipa favorecem a proliferação do barbeiro, transmissor da enfermidade. A mãe e o filho da professora Maria Eliane Siqueira, 28 anos, foram picados por barbeiros antes da mudança. "Agora tudo ficou melhor. E as novas casas têm banheiro dentro. Antes, ficava do lado fora", lembra à moradora.

Além disso, essas famílias também contarão com sistemas de abastecimento de água, que serão implantados pelos governos estaduais com apoio do MI.

Oficinas: Para aprimorar os conhecimentos tradicionais das famílias quilombolas, as equipes do ministério realizaram oficinas temáticas de organização social e incentivo ao empreendedorismo nas comunidades durante dois anos.

A pasta promoveu ainda atividades produtivas como agricultura orgânica e agroflorestal, criação de animais de pequeno e médio porte, apicultura, frutas, gestão integrada de resíduos sólidos. O encerramento das atividades foi marcado por um seminário em Salgueiro (PE) que contou com quase 200 participantes em 2013.

Empreendedorismo: Além do estímulo ao cultivo de espécies mais adequadas para a região, às oficinas possibilitaram aos pequenos produtores quilombolas melhores condições para competir no mercado e obter financiamentos. Os resultados contribuíram para aumentar a organização social, fiscal e administrativa das comunidades. Os quilombolas estão mais voltados para a realização de ações produtivas como o manejo de animais de pequeno porte, agricultura orgânica, gestão integrada de resíduos sólidos e frutas.

O Projeto São Francisco contempla as comunidades de Araçá, Juazeiro Grande, Pedra Branca, Queimadas, Serra do Talhado, Sítio Feijão/Posse, localizadas em Mirandiba; Conceição das Crioulas, Contendas/Tamboril do Padre/Cacimba Velha e Sítio Santana, em Salgueiro e Cruz do Riacho, Jatobá II e Fazenda Santana, em Cabrobó, todas no Sertão pernambucano. (Via: PE Notícias)

Blog: O Povo com a Notícia