Socialite.activate (elemento, 'Widget');

sábado, 6 de fevereiro de 2016

Belém do São Francisco: Prefeitura irá homenagear um dos mais antigos 'bonequeiros' do Brasil

Os bonecos gigantes fazem parte da tradição do carnaval de Belém do São Francisco, no Sertão de Pernambuco, encantando foliões belemitas e de outros estados. Mas, de que adiantaria se não houvessem os "carregadores", ou 'bonequeiros', como às vezes também são chamados as pessoas responsáveis por dar vida aos bonecos durante a folia.

Por isso, a prefeitura municipal decidiu realizar uma justa homenagem a um dos mais antigos "carregadores" do Brasil. Trata-se do senhor Antônio Pofiro Marinho, conhecido por Antônio Zungão, que durante 28 anos teve a missão de carregar o boneco gigante mais antigo do país, o Zé Pereira (1919).

Antônio é casado com a senhora Maria de Lourdes e tem 6 filhos. Nasceu em Belém do São Francisco, no ano de 1944, e desde muito cedo já demonstrava paixão pelo carnaval e, principalmente pelos bonecos Zé Pereira e Vitalina (1929).

Foi então que, aos 17 anos de idade, resolveu tentar segurar pela primeira vez o boneco em seu ombro. "Era muito difícil. Os bonecos daquela época eram muito pesados. Feitos com ferro e madeira. Mesmo assim eu tinha aquela vontade e acabei aceitando o desafio que valeu a pena. Os bonecos eram a minha paixão e são até hoje", disse o ex-bonequeiro.

Zungão permaneceu fazendo a alegria do povo belemita até encerrar suas atividades, no ano de 2006.

Blog: O Povo com a Notícia