Socialite.activate (elemento, 'Widget');

terça-feira, 19 de julho de 2016

Delegado rouba a cena em Caruaru, no Agreste de PE


O fato novo na nova pesquisa de intenção de voto do Instituto Opinião para prefeito de Caruaru, postada abaixo, está na aparição do pré-candidato do PR, Erick Lessa. Sem nunca ter disputado uma eleição, sem mídia e o mais desconhecido entre os pré-candidatos, ele aparece com 13,8% das intenções de voto, cenário de empate técnico com a tucana Raquel Lyra, que tem 17,3%. A margem de erro é de 4,6 pontos percentuais para baixo ou para cima.

Lessa é delegado e foi responsável pela prisão dos vereadores que se envolveram num escândalo. Para alguns, é o “Sérgio Moro de Caruaru”. Como os políticos tradicionais estão em baixa e as eleições municipais serão realizadas com regras rígidas, pouco tempo de campanha de rua, no rádio e na televisão, um nome sem rejeição e que tenha como bandeira a moralidade e a ética tem tudo para se transformar num verdadeiro azarão.

A pesquisa traz Tony Gel em crescimento. Na espontânea, sobe dez pontos, enquanto na estimulada cresce cinco. Mas o peemedebista, em contrapartida, detém a maior taxa de rejeição, diferentemente de Lessa, o menor percentual entre os nomes mais competitivos. Os novos números foram desfavoráveis, entretanto, para Raquel Lyra, pré-candidata do PSDB, que perdeu cinco pontos percentuais e corre agora risco de ser ultrapassada pelo candidato do PR.

O levantamento mostra, também, que Jorge Gomes, o candidato do prefeito José Queiroz (PDT), cuja avaliação da sua gestão será postada ao longo do dia, não reagiu, aparecendo praticamente com os mesmos percentuais de janeiro. Isso se dá depois de o prefeito colocar o candidato debaixo do braço e circular com ele, inclusive durante o período junino, o que permite um contato direto com o eleitorado.

Queiroz aposta na sua popularidade para arrastar Jorge. Ele só tem, entretanto, pouco mais de dois meses. Como os municípios estão diante um cenário de regras inéditas para as eleições, que, oficialmente, irão durar apenas 35 dias, seu desafio será muito maior. Se o seu candidato não decolar, a tendência é um segundo turno entre Gel e Raquel ou Gel e Erick Lessa. O que fica muito claro nos novos números é que Tony Gel, mesmo não tendo ainda admitido sua entrada no páreo, tem lugar garantido no segundo turno. (Via: Magno Martins)

Blog: O Povo com a Notícia