Acontecerá nesta sexta-feira (21) no Auditório da FACESF, o lançamento de livro dos Professores Inaldo
Moreno de Sousa, muito conhecido em nossa região pelo seu carisma e atenção a
comunidade acadêmica em geral e do Professor Cabroboense João batista
Rodrigues.
Este é um momento importante para
os professores/autores, pois, por meio da iniciativa colaboram com a construção
do conhecimento pelas pessoas da nossa e de outras regiões brasileira. Logo, a
partir deste momento, os livros lançados farão parte do acervo daqueles que
buscam e promovem o conhecimento.
A obra do professor Inaldo Moreno
de Sousa se trata de uma pesquisa desenvolvida
com o objetivo de saber se na realidade o ensino de Geografia nas
escolas ainda continua sendo de certa forma disfarçado em relação às demais
disciplinas da Geografia Física, ficando quase sempre seus conceitos diluídos
em simples conteudismo, sem que os alunos entendam a sua importância no
dia-a-dia e no seu aprendizado.
Inaldo Moreno de Sousa é
Mestre em Ciências da Educação pela Universidade San Lorenzo com Especialização
em Educação Ambiental pelo Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco,
Especialista em Didática, Formação Docente e Metodologias e Ensino pela
Faculdade Stella Maris – CE, Graduado no curso de Licenciatura Plena em
Geografia pelo CESVASF. Atualmente é professor efetivo de Graduação
e Pós graduação no Centro de Ensino
Superior do Vale do São Francisco. Professor colaborador do Instituo Lourival
Simões - Cabrobó- PE. Professor de Geografia, Artes e Ecumenismo na Escola Professora
Odete Lustosa (EPOL) e Colégio Nossa Senhora do Patrocínio (CNSP),Professor de
Geografia e Filosofia na Escola Estadual Monsenhor João Pires.
Enquanto a obra do
professor João Batista Rodrigues da
Silva apresenta importantes reflexões acerca da formação continuada de
professores que lecionam matemática, por meio de uma sequência didática que
abrange adição e subtração com (re) agrupamento e o ábaco. Assim o objetivo é
possibilitar ao professor uma análise do processo operatório pela exploração do
ábaco fazendo um paralelo entre os procedimentos utilizados no instrumento de
contagem com o algoritmo de adição e subtração com (re) agrupamento. A partir
da interação entre o ábaco, o algoritmo e a sequência didática, pensa-se que o
professor (res) significa a sua prática pedagógica.
João Batista Rodrigues da Silva é doutor em Educação
pela Universidade Internacional Três Fronteiras – UNINTER, com reconhecimento
pelo Programa de Doutorado em Educação: Currículo, da PUC de São Paulo e mestre
em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela Universidade Federal do Rio
Grande do Norte – UFRN. Possui Licenciatura em Matemática pelo Centro de Ensino
Superior do Vale do São Francisco – CESVASF e em Física pela Universidade
Federal Rural de Pernambuco – UFRPE. Atuou como professor da Educação Básica,
em escolas das cidades de Cabrobó, Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista.
Além de ocupar a função de coordenador pedagógico e diretor adjunto. Formador
nos programas de formação continuada Pró-Letramento em Matemática e GESTAR II.
Atualmente é professor do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto
Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA e do Centro de Ensino
e Matemática do Vale do São Francisco – CESVASF.
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