Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Convite dos Professores Inaldo Moreno e João Batista para o lançamento de dois livros em Belém do São Francisco


Acontecerá nesta sexta-feira (21) no Auditório da FACESF, o lançamento de livro dos Professores Inaldo Moreno de Sousa, muito conhecido em nossa região pelo seu carisma e atenção a comunidade acadêmica em geral e do Professor Cabroboense João batista Rodrigues.

Este é um momento importante para os professores/autores, pois, por meio da iniciativa colaboram com a construção do conhecimento pelas pessoas da nossa e de outras regiões brasileira. Logo, a partir deste momento, os livros lançados farão parte do acervo daqueles que buscam e promovem o conhecimento.

A obra do professor Inaldo Moreno de Sousa se trata de uma pesquisa desenvolvida  com o objetivo de saber se na realidade o ensino de Geografia nas escolas ainda continua sendo de certa forma disfarçado em relação às demais disciplinas da Geografia Física, ficando quase sempre seus conceitos diluídos em simples conteudismo, sem que os alunos entendam a sua importância no dia-a-dia e no seu aprendizado.

Inaldo Moreno de Sousa é Mestre em Ciências da Educação pela Universidade San Lorenzo com Especialização em Educação Ambiental pelo Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco, Especialista em Didática, Formação Docente e Metodologias e Ensino pela Faculdade Stella Maris – CE, Graduado no curso de Licenciatura Plena em Geografia pelo CESVASF. Atualmente  é professor efetivo de Graduação e Pós graduação  no Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco. Professor colaborador do Instituo Lourival Simões - Cabrobó- PE. Professor de Geografia, Artes e Ecumenismo na Escola Professora Odete Lustosa (EPOL) e Colégio Nossa Senhora do Patrocínio (CNSP),Professor de Geografia e Filosofia na Escola Estadual Monsenhor João Pires.

Enquanto a obra do professor João Batista Rodrigues da Silva apresenta importantes reflexões acerca da formação continuada de professores que lecionam matemática, por meio de uma sequência didática que abrange adição e subtração com (re) agrupamento e o ábaco. Assim o objetivo é possibilitar ao professor uma análise do processo operatório pela exploração do ábaco fazendo um paralelo entre os procedimentos utilizados no instrumento de contagem com o algoritmo de adição e subtração com (re) agrupamento. A partir da interação entre o ábaco, o algoritmo e a sequência didática, pensa-se que o professor (res) significa a sua prática pedagógica.

João Batista Rodrigues da Silva é doutor em Educação pela Universidade Internacional Três Fronteiras – UNINTER, com reconhecimento pelo Programa de Doutorado em Educação: Currículo, da PUC de São Paulo e mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Possui Licenciatura em Matemática pelo Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco – CESVASF e em Física pela Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE. Atuou como professor da Educação Básica, em escolas das cidades de Cabrobó, Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista. Além de ocupar a função de coordenador pedagógico e diretor adjunto. Formador nos programas de formação continuada Pró-Letramento em Matemática e GESTAR II. Atualmente é professor do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA e do Centro de Ensino e Matemática do Vale do São Francisco – CESVASF.

Blog: O Povo com a Notícia