Socialite.activate (elemento, 'Widget');

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Provas do Enem podem ser adiadas para 5,5 mil candidatos em Pernambuco


O número de candidatos pernambucanos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que correm o risco de ter as provas adiadas pode chegar a 5,5 mil. São participantes que foram alocados para fazerem a avaliação em cinco unidades de ensino ocupadas por estudantes que protestam contra PEC 241, a reforma do ensino médio e o projeto Escola sem partido. No Estado há 447.319 inscritos no exame, marcado para acontecer nos dias 5 e 6 de novembro.

O Ministério da Educação informou que adiará a aplicação dos testes naquelas unidades ocupadas em todo o País que não forem liberadas até 31 de outubro. No Recife, o campus do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) foi tomado por alunos na manhã de ontem. Eles montaram barracas na reitoria, localizada no bairro da Cidade Universitária, Zona Oeste da cidade. A estimativa é que em torno de mil jovens realizem a avaliação lá. O campus do IFPE que fica em Pesqueira (foto), no Agreste, também está ocupado. Nesse local são pouco mais de 400 candidatos do Enem.

A unidade acadêmica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) de Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata, está com manifestantes desde segunda-feira. O local terá aplicação do exame nacional, com capacidade para receber aproximadamente 500 candidatos.

Outros dois pontos de prova ocupados são os campus da Universidade de Pernambuco (UPE) de Nazaré da Mata, na Zona da Mata, e de Petrolina, no Sertão. Juntos os dois endereços receberão cerca de 3,6 mil vestibulandos. Os alunos da universidade estadual se unem aos colegas na pauta nacional de reivindicações, mas exigem também maior atenção do governo de Pernambuco com a instituição. Há relatos de corte de verbas e diminuição da oferta de bolsas acadêmicas e de pesquisa.

No Estado há ocupações ainda na reitoria da UPE, no Recife, e a unidade da mesma universidade em Palmares (Zona da Mata). Nesses dois locais, entretanto, não haverá realização de provas do Enem. (Via: PE Notícias)

Blog: O Povo com a Notícia