Socialite.activate (elemento, 'Widget');

terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Ministério Publico de Contas do TCE-PE orienta prefeitos a cortar cargos comissionados e temporários


Cortar cargos comissionados e temporários tem sido a recomendação do Ministério Público de Contas do TCE aos novos prefeitos que demonstram preocupação com a crise financeira dos municípios, queda na arrecadação e dificuldades para cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal. Durante o seminário do tribunal com os novos gestores municipais a situação foi mais uma vez verbalizada pelos eleitos, nesta terça-feira (10).

"Esses cargos comissionados são usados para acomodações partidárias", lembra o procurador-geral do Ministério Público e Contas, Cristiano Pimentel. Não seriam necessários ao município numa situação tão crítica como a atual.

Para o prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), o momento é de desafio e, para os prefeitos, é preciso buscar as informações e saber exatamente como está a prefeitura do seu município para começar a atuar. "Tem que ter muita cautela", disse.

O secretario geral da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Eduardo Tabosa Junior, também aconselhou cautela aos novos prefeitos. De acordo com ele, o CNM tem recebido muitas críticas desses novos gestores da situação que recebeu o município. "Tem local que há a má gestão, mas a grande maioria passou por uma crise que ainda não terminou. Esses novos gestores não podem acertar aquilo que prometeram de imediato. Porque não vão ter receita. A gente está projetando um 2017 pior que 2016. Então é preciso que eles comecem com os pés no chão, fazendo a conta, entendendo que a herança que eles receberam não é só fruto da má gestão, mas de uma crise grave que vai perdurar."

Para o presidente licenciado da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota (PSB), a oportunidade do encontro de ontem foi ótima para os pequenos municípios que têm dificuldades de uma assessoria especializada em todas as áreas. "Essa iniciativa do TCE de tratar os prefeitos como parceiros diante da oportunidade da instrução é louvável. Assim, só erra quem estiver mal intencionado", elogiou.

Blog: O Povo com a Notícia