Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Águas do Rio São Francisco chegam ao Sertão do Moxotó, Assista o vídeo


O blog do Nill Júnior captou imagens inéditas da chegada da água da transposição ao Distrito de Rio da Barra, município de Sertânia, no Sertão do Moxotó. O canal da transposição que corta o local esta com água em toda a sua extensão seguindo para o município de Sertânia de onde por bombeamento irá até o estado da Paraíba.

O local agora é um dos pontos turísticos dos moradores da própria comunidade e de motoristas que passam pelo local e se encantam com a imagem, que antes só preenchia o nosso imaginário, já que a transposição pelos registros históricos era algo sonhado desde a época de Dom Pedro e só agora esta prestes a ser concluída.

No canal o blog flagrou várias pessoas da área e um motorista que seguia de viagem, que decidiu mergulhar nas suas águas. A profundidade média é de 1,60m segundo um dos homens que mergulhava no local.

Aproveitando a correnteza por conta do fluxo da água, os banhistas mergulham e só saem do outro lado da pequena ponte que foi construída fazendo a ligação da rodovia Maximiano Campos até a BR-232.

A imagem contrasta com o registro do Rio Moxotó, passando sob a BR-232 totalmente seco depois devido a vários anos de estiagem.

Nesta quarta-feira (22) o ministro da Integração Nacional Helder Barbalho esteve no Sertão, junto com o governador de São Paulo Geraldo Alckmin, verificando o funcionamento de estruturas em Floresta, Custódia e Sertânia, e das bombas flutuantes cedidas pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), responsáveis pela antecipação da chegada da água à região em aproximadamente 45 dias.

De acordo com Helder Barbalho, a previsão é de que já no dia 6 de março seja realizada a entrega da água no açude Poções, permitindo que o ‘Velho Chico’ chegue ao estado paraibano. “Em seguida, a água segue para o açude Camalaú, pelo rio Paraíba,  abastecendo toda a região, em especial a área metropolitana de Campina Grande”, disse o ministro.

A obra também levanta debate político, de um lado militantes ligados ao PT dizem que a construção não teria sido possível, não fosse a decisão política de Lula e Dilma, para eles os dois ex-presidentes foram responsáveis por grande parte da obra e a Temer restou a cereja do bolo e a conclusão da transposição. Para outros a obra também representou desvios na gestão do PT de acordo com a apuração da própria Polícia Federal, eles alegam que a mudança de governo ao contrário, teria acelerado a conclusão dos trabalhos.

Blog: O Povo com a Notícia