Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Chuvas no Sertão da Paraíba recarregam açude que estava seco; Assista o vídeo


O município de Condado, no Sertão da Paraíba, já recebeu 291 milímetros de chuvas este ano, segundo os dados da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa). Por causa do volume de chuvas, o açude Engenheiro Acorverde - que estava seco - recebeu água e atingiu 17,4% da capacidade total, nesta terça-feira (21).

Choveu em pelo menos 82 municípios da Paraíba entre o sábado (18) e domingo (19), conforme a Aesa. O relatório feito com base nos postos de coleta pluviométrica revelou que o município com o maior registro nos dois dias foi Condado, com 170 milímetros de chuva.

O açude tem capacidade para armazenar 36.834.375 de metros cúbicos de água e, com essas chuvas, está com 6.404.062 de metros cúbicos. O fato chamou a atenção dos moradores, que se reuniram a margem do açude para ver a água da chuva aumentando do volume do manancial.

Já na cidade de Catingueira, também no Sertão paraibano, a atenção dos moradores está voltada para o açude Cachoeira dos Cegos. As fortes chuvas fizeram a água passar pelo rio Barrento e escoar para o açude. Segundo a Aesa, somente este ano a cidade de Catingueira já teve um registro de 202,4 milímetros de chuva.

Nesta terça-feira, o açude está com 20,7% da capacidade total. O manancial leva água para Catingueira, que está sendo abastecidas por carros-pipa nos últimos meses. O açude Cachoeira dos Cegos tem capacidade para armazenar 71.887.047 metros cúbicos de água, mas está com 14.896.054 metros cúbicos.

Chuvas: Ainda de acordo com os dados da Aesa, entre as 7h desta segunda-feira (20) e as 7h desta terça-feira, a Paraíba teve registro de chuvas em 51 dos 223 municípios do estado. A cidade que teve o maior registro de chuvas foi Bonito de Santa Fé, com 62,5 milímetros de chuvas em apenas 24 horas.

A cidade que teve o segundo maior registro de chuvas entre a segunda-feira e terça-feira foi Desterro, no Sertão paraibano, com 57,4 milímetros, seguida de Santana dos Garrotes com 51,5 milímetros e Diamante 48 milímetros, também no Sertão do Estado. (Via: G1 PB)


Blog: O Povo com a Notícia