Socialite.activate (elemento, 'Widget');

terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Entrega do Imposto de Renda começa nesta quinta-feira; tire sua dúvida


Comece esta terça-feira (28) tirando as dúvidas sobre o preenchimento da declaração de Imposto de Renda 2017, referente ao ano-calendário 2016. O prazo para envio do IR começa nesta quinta-feira (02) e vai até o dia 28 de abril. A Receita Federal espera receber 28,3 milhões de declarações dentro do prazo. No ano passado, foram 27,9 milhões.

1 - Em dezembro de 2016, comprei o material para reformar dois banheiros de meu apartamento. A obra, no entanto, só está sendo feita neste inicio de 2017. Considerando que tenho as notas dos materiais, posso adicioná-las ao valor do apartamento na declaração deste ano ou devo aguardar a conclusão da obra e declarar o valor total (mão de obra e material) somente na declaração do ano que vem?

Você não precisa esperar a obra terminar para declarar o valor total gasto. Na declaração, informe na ficha Bens e direitos o total gasto com materiais e acrescente na coluna "Situação em 31/12/2016".

2 - Resgatei um fundo de previdência no valor total, que era tributado na tabela progressiva, e paguei 25,6% de Imposto de Renda. Como declarar esse resgate na minha declaração de ajuste, que é feita na modalidade completa?

Você terá que informar o valor resgatado e o Imposto de Renda pago na ficha Rendimentos Tributáveis Recebidos de PJ - Titular.

3 - Tenho união estável. Minha mulher tem uma microempresa e, por isso, precisa declarar IR todos os anos. Gostaria de saber se eu posso incluí-la como minha dependente?

Sim, sua companheira poderá ser sua dependente, se tiverem vida em comum por mais de 5 anos ou, em período menor, se tiverem filhos.

4 - Como declarar valores recebidos na demissão por FGTS e seguro-desemprego? Eles pagam IR ou estão isentos?

Você precisa informar o FGTS recebido na linha 4 da ficha Rendimentos isentos e não tributáveis. Já o seguro-desemprego deve ser informado na linha 26 da mesma ficha.

5 - Como declarar os ganhos com o serviço que recebi da Uber? Tenho carteira assinada em uma empresa. A Receita Federal tem como cruzar essa informação que recebi da Uber? Outra dúvida: como devo declarar o financiamento da casa própria referente ao principal e aos juros pagos?

Em relação ao rendimento da Uber e ao salário, informe na ficha Rendimentos tributáveis recebidos de PJ - Titular por fonte pagadora. Sobre o imóvel, você precisa colocar no campo discriminação da ficha Bens e Direitos, código 12 (casa), as condições de aquisição e os dados do bem. Depois, na coluna Situação em 31/12/2016 R$, informe o valor pago até essa data, incluindo os encargos.

Blog: O Povo com a Notícia