Socialite.activate (elemento, 'Widget');

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Sertão de PE: Hemope busca doadores de sangue para aumentar estoque no carnaval


A Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) em Petrolina, no Sertão, está convocando doadores para reforçar o estoque de sangue durante o carnaval 2017. Desde o início do mês a fundação iniciou a campanha com cartazes e anúncios para conscientizar a população sobre a importância das doações que podem ser feitas até a sexta-feira (24).

Segundo a assistente social, Cássia Maria de Menezes a campanha que este ano traz como tema: 'Neste Carnaval vista a camisa da solidariedade’, pretende atrair o maior número de doações possíveis.

A assistente social destaque que os tipos sanguíneos em estado mais crítico são os negativos. “O que temos mais dificuldades são os fatores negativos porque são mais raros e mais difíceis. Não temos na mesma quantidade que tem o positivo. O estoque não é suficiente para atender a demanda”, explica.

Ainda de acordo com Cássia, durante a época de festas, a solicitação por bolsas de sangue tendem a aumentar nos hospitais. “Na urgência e emergência, o médico pede logo o fator negativo porque é universal. O problema é que nunca temos o suficiente. O ideal seria ter 40 bolsas no estoque. É o quantitativo que deveríamos ter. Mas, o nosso pedido é sempre para os doadores com tipo sanguíneo tanto negativo quando positivo”, ressalta Cássia.

O Hemope em Petrolina funciona das 7h30 às 11h30 e tem capacidade para atender 60 doadores por dia. O hemocentro fica na Rua Pacífico da Luz, Zona Central de Petrolina.

Critérios: Para doar é preciso ter no mínimo 16 anos completos e no máximo 69 anos. Para doadores menores de 18 anos, é necessário a presença dos pais ou responsável legal. O doador deve pesar, pelo menos, 50 kg.

Não é recomendado que o doador esteja em jejum ou que faça a doação de sangue após ingerir uma alimentação gordurosa. É aconselhável fazer uma refeição leve antes da doação. Em todos os casos deve ser apresentado um documento oficial, com foto. (Via: G1 Petrolina)

Blog: O Povo com a Notícia