Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quarta-feira, 22 de março de 2017

Dia Mundial da Água alerta para o reuso planejado do recurso

Empresas apostam em ações eficientes para colaborar com o controle de perdas e desperdícios, minimizando a produção de efluentes

Sustentabilidade não é apenas uma moda, mas sim uma realidade que precisa ganhar escala cada vez mais rápido em nosso dia a dia e principalmente nos setores econômicos e industriais. É diante desse fato que a Organização das Nações Unidas (ONU) celebra o dia 22 de março como Dia Mundial da Água, trazendo com proposta para este ano pensar o tema ‘Água Residual’, aquela resultante de algum processo, como o industrial, e que pode ser utilizada para outros fins.

Localizada no Sertão de Pernambuco, na cidade de Custódia, a Tambaú Alimentos defende a importância de uma gestão sustentável e procura formas viáveis de trabalhar ações favoráveis ao meio ambiente em meio a sua produção. Uma dessas formas tem tudo a ver com o tema apresentado para este Dia Mundial da Água. Com a prática de alguns processos internos e o reaproveitamento de água, a empresa já consegue reduzir o consumo desse recurso em até 15%, segundo comparativo interno do ano de 2015 a 2016.

A Tambaú inicia seu processo com a água a partir da captação de aquíferos (poços artesianos) e na Estação de Tratamento de Afluentes (ETA), através de ações químicas e físicas. Com o uso de torres para o resfriamento da água e um tanque para armazenar o volume circulante de retorno dos processos industriais, a água que circula passa por um tratamento químico e graças a este processo foi possível diminuir a reposição desse líquido, que acontecia diariamente, para um ciclo de 5 meses.

A empresa transformou também o reaproveitamento da água destinada para assepsia da empresa, limpeza de equipamentos e material, lavagem de frutas e uso geral dos colaboradores. Essa água que teria como destino final a rede pública de esgoto do município, é canalizada para uma Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) e depois de passar por um processo em compartimentos que exercem um papel semelhante ao de uma barragem, ela torna-se uma água tratada e livre da presença de qualquer resíduo.

Assim, ela é destinada para uma área de plantio localizada no terreno externo da fábrica. “Como estamos localizados em um dos municípios que mais sofre com as secas do Nordeste, para nós é muito significante realizar um trabalho como este, mesmo que ainda seja algo simples, em que estamos valorizando a água e evitando o seu desperdício”, ressalta o do Diretor da Tambaú, Hugo Gonçalves.

Blog: O Povo com a Notícia