Socialite.activate (elemento, 'Widget');

sexta-feira, 17 de março de 2017

Protesto com 977 voluntários vai denunciar recorde de assassinatos em PE


Uma mobilização, organizada pelas redes sociais, promete chamar atenção da sociedade sobre o aumento desenfreado do número de assassinatos em Pernambuco. Intitulado “Desconforto”, em referência à expressão usada pelo governador Paulo Câmara ao dar declarações sobre o aumento da violência, o grupo criado no Facebook convoca 977 pessoas para participar de uma performance em frente ao Palácio do Campo das Princesas, na área central do Recife. Cada um dos voluntários vai representar uma das vítimas da violência, cujas estatísticas recordes foram apresentadas nesta semana pela Secretaria de Defesa Social (SDS).

A mobilização está prevista para o dia 7 de abril. “Cada pessoa deverá vestir-se de preto e deitar-se no chão, em frente ao Palácio, em homenagem a cada uma das vítimas. Esperamos que 977 voluntários e voluntárias participem, a fim de que o governador finalmente consiga enxergar a dimensão das mortes em nosso estado. As famílias que desejarem podem enviar as histórias de vida de seus filhos e filhas, pais, companheiras e companheiros e irmãos mortos e mortas para que sejam lidas na performance”, explica a organização do grupo. (acesse a página)

Aumento da violência: Pelo terceiro mês consecutivo, Pernambuco registrou recorde histórico no número de homicídios. Em dezembro de 2016 e em janeiro deste ano, as estatísticas apontaram a maior quantidade de assassinatos já registrada desde a criação do programa de segurança Pacto pela Vida, que completa dez anos em maio. No mês de fevereiro, os resultados foram ainda piores. Quase 500 homicídios em apenas 28 dias. Um resultado nunca visto desde que o Governo de Pernambuco começou a contabilizar os dados, em 2006, para a criação de um programa voltando à diminuição da violência no Estado.

Nos dois primeiros meses do ano, já foram registrados quase 1 mil assassinatos em Pernambuco. Em janeiro foram 480 mortes. Em fevereiro, 497. Um total de 977 homicídios. No mesmo período de 2016, foram contabilizadas 661 mortes. O aumento é de 47%.

Mudanças para diminuir violência: Para tentar diminuir os homicídios no Estado, a SDS criou um novo esquema para investigação de crimes contra a vida. A partir de agora, não serão apenas as delegacias especializadas em homicídios que vão apurar esse tipo de crime. Até a Delegacia de Polícia do Meio Ambiente vai ser responsável por inquéritos de assassinatos. (Confira aqui como vai funcionar). (Via: Ronda JC)

Blog: O Povo com a Notícia