Socialite.activate (elemento, 'Widget');

terça-feira, 28 de março de 2017

TSE se predispõe a engolir um gorila por Temer

Assista o vídeo:


O Tribunal Superior Eleitoral está prestes a promover em Brasília um espetáculo circense. A Corte máxima da Justiça Eleitoral vai engolir um gorila diante do público. Fará isso ao ceder às manobras para salvar Michel Temer da cassação do mandato. Relator do processo que poderia resultar na interrupção da presidência de Temer, o ministro Herman Benjamin concluiu o seu relatório final. O texto contém o conjunto de revelações feitas pelos delatores da Odebrecht. Como todos já sabem, são revelações devastadoras. Não deixam dúvidas quanto aos abusos cometidos na campanha vitoriosa na eleição presidencial de 2014. É esse King Kong metafórico representado pelas delações que o TSE terá de diferir para preservar o mandato de Michel Temer.

Além de Temer, Dilma Rousseff também está sujeita a punição. Pode ser declarada inelegível, o que a impediria de disputar eleições. Em suas defesas finais, Temer e Dilma pediram ao relator que anulasse os depoimentos dos delatores da Odebrecht. Queriam abater o gorila antes que ele chegasse ao plenário do TSE. Mas não apresentaram argumentos convincentes. Autor do processo que pede a cassação da chapa Dilma-Temer, o PSDB revela-se capaz de tudo, menos de admitir em público que se arrependeu de ter protocolado a ação. Hoje, o PSDB integra o governo Temer. E seu presidente, Aécio Neves, também mencionado nas delações, sente o hálito do gorila na nuca.

Todos em Brasília, inclusive Michel Temer, dão de barato que o relator Herman Benjamin será implacável em seu voto. Não há na Capital quem ignore a força das provas reunidas no processo. Do mesmo modo, não se encontra uma mísera alma que aposte na interrupção do mandato de Temer. Vai começar o espetáculo. Incluiu atrasos protocolares, substituição de dois ministros, pelo menos um pedido de vista protelatório e a construção de teses mirabolantes sobre o bem que a digestão do gorila fará ao país. Com todo esse esforço, é provável que o TSE engula o gorila. Mas não conseguirá esconder da história o rabo que vai ficar de fora.

Blog: O Povo com a Notícia