Socialite.activate (elemento, 'Widget');

domingo, 28 de maio de 2017

Instituto Raízes participa de Seminário sobre Povos Tradicionais de Floresta, no Sertão de PE

Libânio Neto, falando sobre o trabalho do Instituto em Floresta/PE 
(Fotos: Kêco Cavalcante)

Na última terça-feira, dia 23 de maio, o Instituto Cultural Raízes participou do 1º Seminário de Acolhimento aos Povos e Comunidades Tradicionais de Floresta/PE, realizado pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho, e da Secretaria de Políticas da Mulher.

O evento contou ainda com o apoio e a participação da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado de Pernambuco.

Foram realizadas palestras sobre os seguintes temas:

- Importância da Lei nº 10.639, feita pelo Mestre Lepê Correia;
- Políticas Educacionais dos Povos Indígenas, feita pela Profª Elizângela Nascimento;
- Políticas de atenção as Mulheres de Comunidades e Povos Tradicionais, por Silvia Cordeiro;
- Povos Quilombolas de Floresta, feita pelo Profº João Luiz da Silva, do IF Sertão/PE.

Etnia Indígena Pipipã de Floresta/PE

A Etnia Indígena Pipipã de Floresta/PE, liderada pelo Cacique Valdemir, participou com as apresentações do Toré, trazendo para o evento o conteúdo da tradição e espiritualidade da cultura indígena.

Grupo Sou da Terra

O Instituto Cultural Raízes, também foi destaque no evento apresentando o Grupo Sou da Terra, que levou aos presentes na forma percussiva e cantada, músicas e toadas de influência Banto na Cultura Afrobrasileira e especialmente afropernambucana, expressadas no Maracatu de Baque Virado e no Coco de Roda.

Mestre Lepê Correia, cantando Afoxé junto com o Grupo Sou da Terra 

Um momento de muito Axé e grande emoção, foi a participação do Mestre Lepê Correia, junto com o Grupo Sou da Terra, cantando Afoxé e contagiando os presentes com uma das mais fortes expressões e tradições dos povos de Matriz Africana.

Blog: O Povo com a Notícia