Socialite.activate (elemento, 'Widget');

terça-feira, 14 de novembro de 2017

Petrolina: Vereadores da situação mantém veto a Projeto de Lei que beneficia pacientes diabéticos


No dia em que o mundo inteiro comemora o Dia Mundial do Diabetes, os Vereadores da Bancada da Situação votaram contra o povo e a favor do Veto do Prefeito Miguel Coelho ao Projeto de Lei 013/2017, de autoria do Vereador Paulo Valgueiro, que buscava o direito a atendimento diferenciado para portadores de Diabetes Tipo 1 e Tipo 2 na Rede Pública Municipal e Estadual e na Rede Privada de Saúde de Petrolina, sem trazer nenhum custo extra. 

Alguns exames laboratoriais, clínicos e físicos possuem períodos prolongados de jejum total ou parcial para a coleta que variam de 8 a 12 horas, o que pode causar a diminuição a hipoglicemia, provocando mal-estar, enjoos, visão turva, sudorese, taquicardia, alteração do nível de consciência e até um coma no paciente. Daí a importância de o paciente diabético ter atendimento preferencial durante a realização desse tipo exames e consultas, minimizando esses riscos.

Enquanto o mundo inteiro promove ações de conscientização da prevenção, do controle e do tratamento do diabetes, buscando um maior cuidado para com esses pacientes, o barco do Novo Tempo rema contra à maré e o Prefeito Miguel Coelho presenteia a população de Petrolina com um veto aos direitos dos pacientes diabéticos, sob o argumento de que o projeto de inciativa do Legislativo feria a divisão dos poderes. É uma questão de interpretação do Direito Constitucional que não se sustenta. Se ele tivesse preocupado com a saúde da população, poderia encaminhar um Projeto Substitutivo, garantindo os mesmos direitos. Esta sim, era a atitude que a população portadora de diabéticos esperava do Executivo. 

E o que mais entristece é saber que o veto do Prefeito foi mantido pela Casa do Povo, numa clara demonstração de que a maioria esmagadora dos Vereadores que compõem a bancada da situação não tem a devida preocupação com os interesses do povo que os elegeu. E junto com o Prefeito Miguel Coelho, vão comemorar este Dia Mundial do Diabetes com um veto aos direitos do povo. É lamentável!

Por Paulo Valqueiro
Vereador -  PMDB

Blog: O Povo com a Notícia