Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Após chuvas, barreiros construídos pelo Constesf mudam cenário no Sertão do São Francisco

Fotos:


Depois de um longo período de estiagem, pequenos produtores contemplados pelo Projeto Cisternas do Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf) comemoram as últimas chuvas. Centenas de barreiros estão transbordando e levando alívio às famílias que contam com a tecnologia capaz de captar e armazenar 500 mil litros de água e que garante a manutenção da agricultura e criação de animais durante períodos sem chuvas.

Motivo de alegria para dona Maria Aparecida de Luna, da comunidade de Tatuí 3, em Sobradinho, que tem um barreiro construído pelo Constesf em sua propriedade desde 2016 e que transbordou com as últimas chuvas. "O barreiro que recebi no meu sítio aconchego da Luna desde quando foi feito nunca secou. Eu só tenho a agradecer a parceria do município com o Constesf, pois quando falta alimentos temos água para complementar a ração que compramos e isso é de suma importância, pois muitos agricultores familiares não teriam condições financeiras para fazer o barreiro. A estrutura do barreiro faz com que a água não evapore e assim podemos ter água o ano todo para os animais e até fazer pequenas hortas para o próprio consumo", explicou.

De acordo com o presidente do Constesf e Prefeito de Canudos, Genário Rabelo, a execução do Projeto Cisternas está diminuindo a escassez de água na região. "Até agora entregamos aproximadamente 900 barreiros, além das cisternas para consumo humano e produção de alimentos que também são benefícios do Projeto e que somam mais de 2 mil famílias atendidas. São tecnologias que estão melhorando a vida do pequeno produtor rural e que chegam a todos os 10 municípios que fazem parte do Constesf”, afirmou.

Blog: O Povo com a Notícia