Socialite.activate (elemento, 'Widget');

terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Com novos policiais, Governo de PE espera reforçar delegacias

Fotos:


As equipes das polícias Civil e Científica de Pernambuco ganharam nesta segunda-feira (05) o reforço de 1.214 pessoas.Com isso, o Governo do Estado espera cumprir a meta de que toda delegacia tenha um delegado, seis agentes e um escrivão. 46% desse efetivo ficarão lotados em unidades das regiões da Zona da Mata e Agreste. Há dez anos, o setor não contava com novas contratações. Essa é, segundo o governo, mais uma ação visando a reprimir a violência no Estado.

A formatura dos novos policiais aconteceu na manhã desta segunda-feira (05), no Teatro Guararapes, no Centro de Convenções de Pernambuco. Com as novas contratações, o governador Paulo Câmara espera acabar com o acúmulo de funções entre delegacias. “Vamos ter condições de investigar mais, dar respostas com mais rapidez. Estamos muito confiantes”, declarou o governador.

Uma das missões do novo efetivo é ajudar no combate ao tráfico de drogas. “A grande causa dos homicídios em Pernambuco é em virtude do tráfico. Com isso, fizemos o planejamento de abrir nove unidades da delegacias de Repressão ao Narcotráfico (Denarc) no Estado”, disse o secretário estadual de Defesa Social, Antônio de Pádua.

O gestor também comenta a possibilidade de novas seleções para a polícia. “O complemento do efetivo está no radar do governo. Foi autorizado que se realizem todo ano concursos para as polícias Civil e Militar. No caso da PM, há uma autorização de que seja feito uma nova seleção ainda no primeiro semestre de 2018”, contou.

O chefe da Polícia Civil, Joselito Kehle do Amaral, explicou que os formandos têm até 30 dias para começar a trabalhar efetivamente - muitos deles devem tatuar já no Carnaval. “Nossa taxa de resolução de homicídios é quatro vezes maior que a nacional. Isso vai subir (com os novos contratados)”, contou. Dos 1.214 agentes, 822 deles são para a Civil.

Apesar de aprovar a entrada do novo efetivo, o presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol), Áureo Cisneiros, disse esperar que o Governo do Estado convoque todos os aprovados no concurso. “É boa a vinda de novos policiais, mas hoje há muitas vagas ociosas na Polícia Civil. Tem que ter uma política regular de concursos”, afirmou. 

O sindicalista criticou o fechamento de delegacias à noite, fins de semana e feriados. “Não dá para tolerar que delegacias fechem assim. Tem a de Boa Viagem, a do Ipsep, a de Casa Amarela que era um plantão importante. Sem falar em cidades como Toritama e Bonito”, exemplificou. Sobre o assunto, o secretário de Segurança, Antônio de Pádua, ponderou: “Temos um planejamento sobre a necessidade de delegacias de plantão. Não é possível imaginar que absolutamente todas as delegacias funcionem 24 horas por dia”, comentou. Segundo o secretário, há as delegacias de plantão específicas, que devem ser reforçadas com os novos agentes.

Polícia Científica: Pernambuco deve ganhar, seis novas unidades de Polícia Científica. As cidades contempladas são Nazaré da Mata e Palmares, na Zona da Mata; Garanhuns, no Agreste; e Arcoverde, Afogados e Ouricuri, no Sertão. “A interiorização é uma realidade. Isso vai ajudar muito. Esperamos entregar até o começo de março”, disse a chefe do Instituto de Criminalística, Sandra Santos. Segundo ela, outras sete unidades do Instituto Médico Legal (IML) devem ser inauguradas pelo Estado - atualmente, só existe no Recife, em Caruaru e Petrolina. (Via: Folha PE)

Blog: O Povo com a Notícia