Socialite.activate (elemento, 'Widget');

domingo, 18 de fevereiro de 2018

Folia em Pernambuco só acaba no domingo


Para quem já iniciou a contagem regressiva para o próximo Carnaval, ainda dá tempo de aproveitar os últimos dias em clima de folia. Diversas programações em cidades da Região Metropolitana - Recife, Olinda e Camaragibe - e em municípios do Interior do Estado - Surubim e Buenos Aires - prometem arrastar milhares de foliões às ruas. Desde o tradicional desfile do bloco Camburão da Alegria, passando pelo encontro de blocos líricos até uma maratona de apresentações culturais com maracatus, bois e bonecos gigantes.

O 26º desfile do Camburão da Alegria - bloco formado por policiais e bombeiros militares - é realizado pelo segundo ano consecutivo em Olinda, neste domingo (18), com o tema "Em terra de gigantes". A concentração do bloco começa às 11h, na praça 12 de Março, no Carmo. Os foliões seguem um percurso de dois quilômetros, desfilando pela avenida Getúlio Vargas, até o Bairro Novo seguindo quatro trios elétricos. Os cantores Nonô Germano, Marquinho Balada e André Viana; as bandas Luará e Extasy, a Orquestra da Polícia Militar e a Bateria Cabulosa são algumas atrações confirmadas.

Entre a tarde do sábado (17) e a noite do domingo, a Secretaria de Transportes e Trânsito de Olinda faz bloqueios fixos (com manilhas de concreto) entre a praça 12 de Março e a rua Eduardo de Moraes (lateral do Shopping Patteo), que impedem o acesso à avenida Getúlio Vargas. Outros seis bloqueios móveis serão montados pelos agentes de trânsito para garantir a segurança do folião que for ao Camburão da Alegria 2018.

Tradição no bairro da Bomba do Hemetério (zona Norte do Recife), há 15 anos, o Maestro Forró e a Orquestra Popular da Bomba do Hemetério (OPBH) comandam, neste domingo, o encontro Todos São Maestros. A concentração tem início às 14h, na sede da OPBH. Depois o grupo segue pelas ruas da comunidade com três horas de percurso. A ideia da festa, como o próprio tema sugere, é que os foliões possam ser maestros por alguns minutos fazendo releitura de várias músicas.

Em Camaragibe, a despedida do Carnaval ocorre com matinê infantil, shows e encontros de blocos líricos no Palco Bianor, na Vila da Fábrica. No sábado, às 18h, ocorre o desfile das agremiações e grupos de cultura popular campeões da cidade. Participam clubes de frevo, ursos, bois, caboclinhos e blocos de samba-reggae.

Depois, sobe ao palco o cantor Gonzaga Leal. No domingo é a vez o público infantil confere o Domingo na Vila com o cantor Pochyua, às 16h. O desfile dos blocos líricos está marcado para as 18h. Às 21h, Maciel Salu mostra seu Baile de Rabeca.

Interior: Conhecido por encerrar as festividades carnavalescas do Estado, há 32 anos, Surubim (Agreste) homenageia o compositor e multi-instrumentista Capiba, filho ilustre do município. São três dias de festas, com programação iniciada na sexta-feira e seguindo até domingo.

No sábado, além do desfile tradicional de blocos líricos e de rua, há shows da Família Salustiano, às 20h30, e da Orquestra New Frevo. No domingo, há a escola de samba Preto Velho, o desfile do Boi Surubim e apresentações de maracatus da Zona da Mata, bonecos gigantes e trios elétricos.

Já Buenos Aires (Mata Norte) realiza neste fim de semana o 1º Encontro de Cultura Popular Revivendo o Carnaval. No sábado, das 14h às 17h, acontecem cortejos de maracatus, caboclinhos e bois da região seguidos de show do Quinteto Violado. No domingo, a partir das 16h, apresentam-se Mamulengo Riso da Noite, Cocos Popular e de Pareia, Ticuqueiros, Sumprema Corte, Afoxé Ylê de Egbá, Orquestra de Frevo Zezé Correia e o cantor Benil. (Via: Folha PE)

Blog: O Povo com a Notícia