Socialite.activate (elemento, 'Widget');

sábado, 21 de abril de 2018

Audiência Pública mobiliza entidades sindicais e movimentos sociais em defesa de Áureo Cisneiros

Fotos:


O Auditório Senador Sérgio Guerra, da Assembleia Legislativa de Pernambuco, ficou repleto na manhã desta sexta-feira (20) para Audiência Pública da Comissão de Cidadania “Em Defesa da Democracia contra a Perseguição aos Sindicatos”. Diversas representações sindicais, movimentos sociais, representantes de partidos políticos e população em geral marcaram presença no encontro, que foi uma resposta a deliberada perseguição política e sindical que o presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco, Áureo Cisneiros, vem sofrendo por iniciativa do Governo de Pernambuco.   

Não só Áureo Cisneiros como outros diretores do SINPOL, incluindo o vice-presidente Rafael Cavalcanti, também sofrem com os Processos Administrativos Disciplinares - PAD impetrados pela corregedoria da SDS-PE todos por exercício da atividade sindical.  De acordo com Cisneiros, o órgão está sendo utilizado como instrumento de perseguição política. “Todos os processos contra mim são por atividade sindical, por ter denunciado as péssimas condições de trabalho, inclusive no Instituto de Medicina Legal (IML), a falta de valorização profissional e o assédio moral sofridos pelos profissionais da Polícia Civil”, disse.   

Além disso, Áureo destacou que o Governo Estadual não está cumprindo o acordo que selou o fim da greve em 2016. “Um dos itens da pauta era resolver essa questão dos processos administrativos. O Executivo não só não resolveu, como acelerou o andamento e criou fatos para outros PADs", destacou. Áureo aproveitou a oportunidade também para criticar a “falta de disposição ao diálogo”. Segundo ele foram enviados dez ofícios com pedido de reunião com o governador e com o secretário de Defesa Social, porém, nenhum deles atendido.  

O deputado Edilson Silva (PSOL), presidente da Comissão e proponente da audiência, destacou que todos os sindicatos devem abrir os olhos para a situação enfrentada por Áureo e se unir. "A perseguição que Áureo está enfrentando hoje está personificada nele, mas não atinge apenas o servidor público da Polícia Civil Áureo Cisneiros. É uma perseguição contra a atuação sindical e a ousadia de extrapolar os limites impostos por uma ordem que pretende manter as coisas sempre como estão. É um recado para todos os sindicatos”, asseverou.   

O parlamentar se colocou à disposição para defender a liberdade de atuação dos sindicatos. “Se a gente não defender a atividade sindical, vamos ficar totalmente desprotegidos, porque aí se encerra a luta pela cidadania”, argumentou, declarando que buscará diálogo com deputados da base governista sobre o assunto. Edilson também afirmou que encaminhará à Consultoria Legislativa da Assembleia uma proposta apresentada por Áureo Cisneiros para aperfeiçoamento da Lei Estadual nº 82/2005, que dispõe sobre a cessão de servidores públicos, no sentido de garantir imunidade sindical aos funcionários.  

Munidos de adesivos com a mensagem “Não à demissão. #estoucomaureo”, dezenas de representantes de movimentos sociais, partidos e entidades sindicais fizeram questão de dar uma palavra de apoio a Áureo e endossar a luta. Entre as representações estiveram presentes a Intersindical, a Conlutas, o Sindicato dos Servidores do Detran (Sindetran-PE), Sindicato dos Policiais Federais em Pernambuco (Sinpef-PE), Sindicato do Servidores do Ministério Público de Pernambuco (SINDSEMPPE), Sindicato Municipal dos Profissionais de Ensino da Rede Oficial do Recife (Simpere), Servidores do MPPESindguardas Recife, Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), entre outros.   

Como encaminhamento da Audiência Públicafoi sugerida a criação de um fórum em defesa da liberdade sindical, composto por todas as entidades presentes para que, a partir da situação exposta pelo Sinpol-PE, o deputado Edilson Silva passe a acompanhar relatos de perseguição. 

Blog: O Povo com a Notícia