Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quarta-feira, 23 de maio de 2018

Enquanto isso... Lula vai ser testemunha de defesa de Sérgio Cabral


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai depor em defesa do ex-governador Sério Cabral, no dia 5 de junho, às 10h, através de uma videoconferência ao juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, segundo informações do G1. 

De acordo com o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, Lula foi arrolado pelos advogados de Sérgio Cabral para ser testemunha de defesa no processo Unfair Play, que apura compra de votos para a escolha do Rio como sede da Olimpíada de 2016. 

O dia do depoimento será a primeira vez o que o ex-presidente sairá da carceragem da Polícia Federal, localizada em Curitiba, desde que se entregou em São Paulo, no dia 7 de abril. 

Ainda conforme o G1, a defesa de Lula ainda não se pronunciou sobre o caso. No entanto, o depoimento foi confirmado pelos advogados de Sérgio Cabral.   

Unfair Play - A operação da Lava Jato, chamada de Unfair Play, levou à cadeia Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e do Comitê Rio 2016, e Leonardo Gryner, ex-diretor de operações do comitê Rio 2016 e braço-direito de Nuzman.

Eles são acusados de envolvimento na compra de votos de dirigentes africanos para favorecer o Rio na eleição para ser sede da Olimpíada de 2016 – daí o nome da operação, que traduzida significa "jogo sujo".

O esquema de corrupção, segundo os investigadores, tinha a participação de Sérgio Cabral, que é acusado de chefiar a organização criminosa. Além disso, o dinheiro teria vindo do empresário Arthur Cesar Soares de Menezes Filho, conhecido como Rei Arthur, que também teve mandado de prisão decretado, mas está foragido da Justiça.

Blog: O Povo com a Notícia